Cultura

Tavão é o maior influenciador analógico de Goianésia?

Tavão não tem conta no Instagram, não briga com ninguém pelo Facebook, não grava vídeos engraçados no Tik Tok. Ele não habita o mundo digital. Mesmo assim, nã há uma só pessoa em Goianésia que não tenha visto, ouvido ou tido qualquer contato com Otávio, popularmente chamado de Tavão.

É a pessoa mais famosa de Goianésia. É a maior lenda de Goianésia. É o cara de Goianésia! Não tem rede social. É analógico e anti-social por natureza. E é o maior sucesso!

Ninguém sabe ao certo sua idade. Uns julgam 80 anos. Outros juram que ele nasceu há dez mil anos atrás e não há nada de Uberaba que ele não saiba demais. Explico: ele é um fã da cidade mineira por algum motivo. Sempre cita as coisas que aconteciam antigamente lá em Uberaba.

Tavão é dócil e arredio. Passa em todas as lojas, cumprimenta os vendedores e dispara a falar. Mas sua estada é breve. Consegue conduzir uma conversa sem necessidade de interlocutor. Prefere monólogos a diálogos. Em um só minuto aborda cinco ou mais assuntos e, antes que o impotente interlocutor esboce uma interferência, Tavão dá por encerrada a audiência com uma gargalhada digna de vilão de desenho animado.

É um personagem muito querido pelo povo de Goianésia. Entre todos aqueles que perambulam no município, Tavão é, de longe, o mais carismático. Sua especialidade é o famoso bordão “E aí sinhô?”. Pérolas como “o doido fugiu” e qualquer frase que contenha a palavra “Uberaba” no meio também são bastante comuns.

Tempos atrás um vídeo dele respondendo com o mais doce dos xingamentos um cumprimento de bom dia viralizou na internet. Ganhou a casa dos milhões de visualizações. Famosos como Rafinha Bastos repostou a obra de arte.

Tavão encarna o mito do homem realmente livre: não precisa de dinheiro para viver, não precisa bajular políticos para ser aceito socialmente, não precisa de etiqueta nem de fazer qualquer concessão à ordem social. É um homem que está acima das aflições que agoniam os reles mortais.

Anderson Alcantara

Jornalista e Escritor

× Fale Conosco