BOA INICIATIVA
21 de junho de 2021

Câmara de Goianésia será palco do I Fórum sobre saúde e educação da população negra do Vale do São Patrício

O Coletivo Carolina Maria de Jesus e a Faculdade Evangélica de Goianésia, em parceria com a Câmara de Vereadores, realizam na quarta-feira (23) o I “Fórum Sobre Saúde e Educação da População Negra do Vale do São Patrício”, com o tema “sobreposição das vulnerabilidades durante a pandemia do covid-19”.

O evento, que acontecerá durante todo dia, será realizado no Plenário da Câmara Municipal de Goianésia. Haverá mesas de discussão, painéis e palestras sobre os desafios que a comunidade negra tem enfrentado durante a pandemia.

Às 8h terá a mesa “Avanços e Desafios da Saúde Mental da População Negra”, que será mediado por Kássio Kran, com a participação da gestora em saúde, Janaína Firmino e da psicóloga e professora universitária Railda Barreto.

Às 9h30 será a vez do tema: “Políticas Públicas da Saúde as População Negra”, mediado por Clara Lusia, com a participação do filósofo e sociólogo Domingos Barbosa; do Doutor em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura pela USP), Celso Ribeiro; da assistente social Gildácia Siqueira, do empresário e presidente da Câmara de Goianésia, Fábio Oliveira; da pesquisadora em Direito Agrário, Sara Macedo; da professora, quilombola e vereadora de Uruaçu, Domingas Gouveia Carvalho e do mestre em História, escritor e membro da Terra Indígena Tupinambá/Olivença (BA), Casé Angatu.

Às 14h o evento prevê o tema “Educação Antirracista: a Proposta de Currículo Desracializado”, com mediação do professor Rafael Alves. A mesa terá os seguintes debatedores: Doutora e mestra em Linguística pela Universidade de Brasília, Sinara Bertholdo; doutoranda em Língua e Cultura, Verônica de Souza Santos e a acadêmica de pedagogia da UEG-Goianésia, Albenaia Lorrani.

Ao final, acontecerá a audiência pública “A Invisibilidade Sobre Questões Raciais no Município de Goianésia”, com mediação da professora e doutora em Enfermagem, Agnes Camisão e do professor Rafael Alves, com a participação de representantes de vários extratos da sociedade. A entrada é franca.