Amunorte empossa, em Niquelândia, membros-fundadores da Academia de Letras, Artes e Ofícios do Norte de Goiás
Vinte personalidades representativas da Cultura, da Literatura, das Artes e da Comunicação foram empossadas na noite de sábado/26 – num casarão preservado pela Família Taveira, no Centro Histórico de Niquelândia – como membros-fundadores da Academia de Letras, Artes e Ofícios da Mesorregião Norte do Estado de Goiás (Acalnorte) Colemar Natal e Silva.
O homenageado com a denominação da Acalnorte era nascido em 1907 na antiga São José do Tocantins (atual Niquelândia) e foi um dos principais fundadores da Universidade Federal de Goiás (a UFG), onde foi reitor entre 1961 e 1964. Colemar, que era advogado e professor, morreu em Goiânia em 1996 aos 88 anos.
A Acalnorte será inicialmente presidida por Euclides Alves de Oliveira Souza, o popular Goianinho, hoje à frente da Academia Porangatuense de Artes e Letras (Apale). Diplomado como Patrono da Acalnorte, ele conduziu a leitura do Termo de Juramento dos empossados pela nova entidade.
“Precisamos resgatar a memória da nossa região em livros impressos e também em e-books (livros virtuais), para que a história de cidades como Niquelândia, Pilar de Goiás, Mara Rosa e Porangatu, dentre outras, sejam conhecidas por todas as pessoas, de todas as gerações, para que possam gostar, vislumbrar, conhecer e se apaixonar, a exemplo do Projeto Goiás +300 do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, o IHGG”, que será a maior enciclopédia cultural de nosso Estado”, afirmou Euclides Goiainho.
O presidente da Academia Porangatuense de Letras foi o principal responsável pela mobilização de bastidores para que a solenidade de posse ocorresse em Niquelândia através da Associação dos Municípios do Norte (Amunorte), que é presidida pela prefeita de Porangatu, Vanuza Valadares (Podemos).
Ambos deram aval para que o projeto da Acalnorte saísse do papel, como fruto da iniciativa pioneira da ex-secretária de Cultura de Niquelândia, Ana Mathilde Martins de Souza, escolhida como vice-presidente; e do historiador Paulo Helder Martins, que são irmãos. Por isso, de maneira honrosa, agora ocupam as cadeiras números 1 e 2 da Acalnorte, respectivamente.
Ana Mathilde e Paulo Helder, mais conhecido como Paulinho, tiveram destacada atuação no debate das questões de interesse regional por ocasião das atividades do Programa Líder Norte do Sebrae em 2018 e 2019, antes da pandemia da Covid-19.
Através de eixos temáticos discutidos em reuniões realizadas em Porangatu e outras cidades, ambos enfatizaram a necessidade de valorizar a classe intelectual do Norte do Estado, transformando-os assim em “imortais” desde o último final de semana em função do valoroso conteúdo produzido pelos membros fundadores da Acalnorte ao longo de décadas.
“Nós devemos nos honrar muito de sermos da Região Norte de Goiás. Temos, aqui, histórias bonitas para serem resgatadas”, comentou Paulinho, escolhido como 1º secretário da academia.
Ao todo, 24 personalidades foram escolhidas nessa etapa inicial como membros-fundadores da Acalnorte, sendo que 4 estiveram ausentes por força de outros compromissos.
No total, a Acalnorte terá 40 cadeiras, sendo que os 16 nomes restantes serão futuramente indicados e devidamente empossados em solenidades que ainda serão marcadas.
Vanuza e o ex-secretário estadual de Cultura do governo Henrique Santillo, Kleber Branquinho Adorno, foram os responsáveis pela entrega dos diplomas aos confrades e confreiras da entidade.
Dada sua relevante contribuição à cultura goiana, Kleber Adorno foi agraciado com o título de Membro Honorário da Acalnorte.
No breve discurso em Niquelândia, a prefeita de Porangatu e presidente da Amunorte destacou a amizade de longa data e estima pessoal que nutre por Ana Mathilde e Paulinho, citando o trabalho em conjunto realizado com eles e com outras lideranças regionais para fomentar o desenvolvimento e o progresso do Norte do Estado.
“Essa instituição, a Acalnorte, não está nascendo agora, do nada, porque já tem uma história prévia, formada por um grupo de pessoas – pensantes das áreas da escrita, do teatro, das artes visuais – que irão ajudar realmente a desenvolver a cultura da nossa região. O progresso, quando chega, chega devagarinho – com cada um de nós colocando um tijolinho – e, depois, desabrocha como um flor. Acredito muito nas pessoas que moram no Norte pois, com vontade e determinação, tudo é possível”, afirmou a presidente da Amunorte.
Vanuza Valadares também referendou a ação de Euclides Goianinho – atual secretário municipal de Transporte e Obras de sua gestão em Porangatu – como entusiasta da cultura da região, sendo a Acalnorte sua mais recente ação nesse sentido.
A prefeita de Porangatu mencionou ainda o empenho demonstrado por Goianinho para que, após uma grande obra de reforma e restauração, o prédio histórico da antiga cadeia da cidade às margens da BR-153 seja transformado na sede da Academia Porangatuense de Letras.
JORNALISTAS DA REGIÃO AGORA TAMBÉM SÃO “IMORTAIS” – Por ocasião da solenidade de posse em Niquelândia, dois profissionais da imprensa do Norte do Estado – que possuem curso superior em Comunicação Social/Jornalismo, vale ressaltar – também foram diplomados como membros-fundadores da Acalnorte.
Shellismar Ribeiro, que ocupará a cadeira de número 05, é jornalista em Porangatu, onde nasceu. Trabalhou como repórter do Jornal Diário do Norte cobrindo assuntos de interesse do Norte de Goiás; foi âncora e apresentadora de programas noticiosos da Rádio Nova Era 94,1 FM; e atualmente comanda o Portal SR Notícias, de sua propriedade, que possui site e canal no You Tube.
Euclides Oliveira, que ocupará a cadeira de número 21 e será Relações Públicas da entidade, é jornalista em Niquelândia, onde mora há 17 anos. Nascido em Jundiaí-SP, onde iniciou sua carreira, está no Norte de Goiás desde 2005, tendo adquirido vasto conhecimento sobre a região. Trabalhou durante 11 anos no agora extinto escritório do Jornal Diário do Norte em Niquelândia e, há cinco anos, tornou-se empresário e comanda o Portal Excelência Notícias, site jornalístico de sua propriedade, no mesmo município.
A Prefeitura de Niquelândia esteve representada no evento da Amunorte pelas secretárias municipais de Turismo, Roneide Pereira da Silva; e de Cultura, Márcia Alves Vila Nova Silva.
A presidente da Associação Comercial e Industrial de Niquelândia/Acin, Fernanda Rodrigues Melo; e o presidente do Sindicato Rural de Niquelândia, Edimar Cintra, também prestigiaram a solenidade dentre outras figuras representativas dos municípios dos membros-fundadores da Acalnorte.
Fonte: Portal Excelência Notícias.