Notícias

Mais de 394 mil atendimentos e 13,8 milhões de procedimentos são realizados pelo Crer em 15 anos

Fundado em 2002 pelo governador Marconi Perillo (PSDB), ainda em seu primeiro mandato à frente do Estado, o Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) completou 15 anos na segunda-feira (25), com mais de 394 mil atendimentos e 13,8 milhões de procedimentos realizados. Números que colocam o hospital como referência no Brasil.

O aniversário de fundação foi comemorado com celebração religiosa e homenagem póstuma ao arcebispo Emérito de Goiânia, dom Antônio Ribeiro de Oliveira, marcadas pela emoção de pacientes, parentes e funcionários. “O Crer é uma bênção. São 15 anos de amor ao próximo, são 15 anos de readaptação e reabilitação para a vida”, disse Marconi.

Ao contar o início da história do Crer, Marconi rememorou que “esse é um sonho que eu venho alimentando desde quando era deputado, ao ouvir o clamor de pessoas por um hospital nos moldes do Sarah Kubitschek, de Brasília. Quando governador, mesmo sem dinheiro, com o empenho da primeira-dama Valéria Perillo, nós começamos a construção do Crer”.

O governador lembrou que pelo Crer “já passaram pessoas de Goiás, do Brasil e do mundo que voltaram a viver, que voltaram a ter esperança”. Sobre os profissionais ele enalteceu que “nós temos uma equipe multidisciplinar extraordinária e uma direção fantástica que fez do Crer uma referência brasileira nas áreas de reabilitação e readaptação”.

A data foi comemorada com uma cerimônia religiosa e uma homenagem póstuma ao arcebispo Emérito de Goiânia dom Antônio Ribeiro de Oliveira, que foi diretor-presidente da Associação Goiana de Integralização e Reabilitação (Agir), O.S. que administra a unidade. “Hoje nós estamos homenageando um dos homens que mais fez pelo Crer e pelas pessoas que por aqui passaram. Nós estamos comemorando as vidas que foram devolvidas, as esperanças que foram resgatadas através da criação desse hospital que, repito, é um dos melhores do país”, afirmou Marconi Perillo.

João Vitor (19 anos), paciente do Crer desde os quatro anos de idade, e bolsista da OVG, prestou uma homenagem ao governador Marconi Perillo. “Se o Brasil tivesse um Crer em cada Estado, a saúde seria bem melhor. E não é só isso. O amor o sorriso dos colaboradores do hospital faz toda a diferença na vida dos pacientes. É por isso que eu sou grato a todos e, principalmente, ao governador”, agradeceu.

Gestão de referência
Administrado pela Associação Goiana de Integralização e Reabilitação (Agir), o Crer é um hospital que oferece atendimento humanizado e especializado em reabilitação às pessoas com deficiência física, auditiva, visual e intelectual, exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O diretor-geral do Crer, Válney Luiz da Rocha, reconheceu que “nesses 15 anos o Crer mostrou um crescimento vertiginoso que culminou na prestação de serviços de saúde de alto nível às pessoas que mais precisam. Esse é um momento de imensa alegria, digno de celebração”.

Sérgio Daher, superintendente executivo do Crer, salientou “foram 15 anos de sucesso” da parceria do Governo de Goiás com a Agir. “De lá pra cá o caminhar do Crer tem sido marcado por grandes avanços”, pontuou. O secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, lembrou que o “Crer é o início de um sonho que se tornou realidade, pois ele se tornou parâmetro de qualidade para a saúde em Goiás, pois o hospital é creditado com o nível 3 de excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Nesse período o governo investiu aqui mais de R$ 500 milhões de reais”.

Nesses 15 anos foram muitos os avanços na gestão e no atendimento aos pacientes, que vêm de todas as partes do Estado e do País. O Crer teve a estrutura física, organizacional, de atendimento e de serviços, ampliados com destaque para os sete Ginásios de Terapias, entre eles o de Equoterapia; quatro piscinas de hidroterapias; o Laboratório de Estudo da Marcha; a Sala de Musicoterapia, além de todo o suporte para garantir atendimento imediato, como heliponto e estacionamento. O hospital tem 20 UTI’s, oito salas de cirurgia, 136 leitos, academia e quatro piscinas.

O Crer é o primeiro Centro de Reabilitação do Brasil acreditado com padrão de excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), e o primeiro hospital público do gênero com atendimento exclusivo pelo SUS na Região Centro-Oeste. O hospital é, também, reconhecido pelo Ministério da Saúde como Centro Especializado em Reabilitação Nível 4.

Anderson Alcantara

Jornalista e Escritor

Deixe um comentário

× Fale Conosco