Policial

O delegado mais eficiente de Goiás

Considerado o mais eficiente e popular delegado da história de Goianésia, Marco Antônio Maia é hoje disputado para ocupar postos maiores dentro da Polícia Civil de Goiás. Seu nome estampa também projeções para uma possível candidatura a prefeito da cidade – caso o ocupante do cargo, Renato de Castro (PMDB) tenha a cassação de seu mandato confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Há pouco mais de sete anos em Goianésia, Marco Antônio Maia conquistou a população da cidade e teve também seu coração confiscado pela Princesinha do Vale. “É uma cidade que aprendi a amar, que fiz grandes amizades e que tenho prazer em trabalhar e viver”, declara o delegado, que é titular da 15ª Regional e do Grupo Especial de Repressão a Narcóticos (Genarc).

O delegado faz questão de negar que tenha interesse político. “Fico satisfeito em ser lembrado pela população, mas sou vocacionado na área de segurança pública. Ainda sou novo na profissão, tenho muito a crescer e a contribuir com a Polícia Civil e com Goianésia na minha área”, garante.

 Repercussão nacional

 Marco Antônio Maia é hoje um dos delegados mais conceituados dos quadros da Polícia Civil em Goiás. “Já recebi convite para assumir delegacias especializadas em Goiânia. Optei por ficar em Goianésia por alguns motivos: os amigos, a ótima equipe de trabalho e por me sentir em débito ainda com a população, que hoje tem a melhor sede física da PC de Goiás”, explica.

Os números do seu trabalho são impressionantes. Em sete anos foram apreendidas mais de 5 toneladas de entorpecentes, recuperados mais de R$ 1 milhão de traficantes, em dinheiro, carros e motos. “Conseguimos prender a maior quadrilha especializada em roubo a gado do Estado. Os 7 latrocínios foram elucidados, assim como 100% dos homicídios acontecidos nos últimos dois anos”, relata.

“Graças a um trabalho coletivo nossa atuação ganhou projeção estadual e até nacional. Fizemos operações em conjunto com a DEIC do Tocantins, com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o que é motivo de orgulho para todos nós, policiais de Goianésia”, destaca Maia.

 Resultados

Marco Antônio Maia narra que nos últimos sete anos foram instaurados pela Polícia Civil 143 inquéritos de homicídios nas três cidades que fazem parte da comarca: Goianésia, Santa Rita do Novo Destino e Vila Propício.

“Desse total, 115 inquéritos foram concluídos e enviados ao Poder Judiciário, elucidados e com os autores apontados. Isso corresponde a 80% de elucidação”, destaca o delegado.

Ele garante, que os casos antigos também ganham atenção da sua equipe. “Já remetemos 18 inquéritos anteriores à nossa chegada a Goianésia para o Poder Judiciário. E continuamos trabalhando nos casos antigos”, garante.

 Qualificação

Marco Antônio Maia, mesmo com números de mestre, tem humildade e se dispõe a aprender ainda mais. Está concluindo uma pós-graduação na área de segurança pública pela UEG.

E apesar de ter subido no palanque do então prefeito Jalles Fontoura (PSDB), garante que tem buscado ajudar o atual prefeito, Renato de Castro, na área de segurança. “Ele tem sido parceiro e penso que temos que somar forças para trabalhar pela cidade, cada um na sua área”, conclui.

Anderson Alcantara

Jornalista e Escritor

Deixe um comentário

× Fale Conosco