PREVENÇÃO
17 de outubro de 2017

Bombeiros participam de simulado operacional no edifício mais alto do Brasil

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) participa na quarta-feira (18), a partir das 9h30, de um simulado operacional no Edifício Órion Business & Health Complex, considerado o edifício mais alto do Brasil, que fica na Avenida Mutirão esq. c/ Portugal, no Setor Marista, em Goiânia. Cerca de 100 pessoas estão diretamente envolvidas no treinamento que utilizará técnicas de salvamento em altura, terrestre, combate a incêndio, resgate, além do uso de viaturas operacionais e do Helicóptero Bombeiro 01.

A situação hipotética envolverá uma explosão seguida de incêndio e desmoronamento de laje, atividade prevista para ocorrer no topo do prédio. Em consequência da explosão, várias vítimas serão encontradas no edifício, algumas sob os escombros e presas nas ferragens oriundas da estrutura física colapsada do local. “Grande parte das vítimas, que estarão com localização indefinida e acessos dificultados pelos escombros, serão buscadas e encontradas pela equipe de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (BRESC)”, explica o Tenente Coronel Pablo Lamaro Frazão,  Comandante do Simulado.

Será feita a descida de vítimas do terraço com o uso de rapel. O objetivo do CBMGO com a ação é aferir a atuação da tropa nas condições mais adversas possíveis em termos de altura de edificação, tendo sido, por isso escolhido o edifício Órion como teatro da ação.  O treinamento operacional é uma ferramenta importante para treinar bombeiros e frequentadores do edifício para uma eventual necessidade real de abandono do empreendimento, o que garante mais segurança aos clientes e colaboradores.

Para o Comandante Geral do CBMGO, Coronel Carlos Helbingen Júnior, o  desenvolvimento econômico e tecnológico do estado de Goiás traz, a cada dia, novos desafios para as ações de prevenção e atendimento a desastres. “Saber que Goiânia possui agora um arranha-céu de 50 pavimentos, o mais alto do País, é uma honra para nós como goianos, mas um desafio como bombeiros militares e, é por isso, que permanecemos em constante processo de evolução e treinamento de nossas técnicas de combate. Este simulado é parte disso”.

Antes do simulado, haverá a cerimônia oficial de hasteamento da bandeira do Brasil no topo do edifício, a mais de  191 metros de altura. O evento, celebrado no Dia do Médico, terá a presença de convidados e autoridades e um pequeno concerto musical da Banda Sinfônica do CBMGO, entoando o Hino Nacional.

“Estamos no edifício mais alto do Brasil, já concluído, construído com tecnologias de ponta relacionadas à segurança. No caso de incêndios, por exemplo, o Órion é um dos poucos edifícios no país que conta com a compartimentação vertical de instalações para prevenção de incêndio, que são anéis acoplados aos pés dos tubos e que, quando submetidos ao fogo, se expandem e fecham completamente a passagem de fogo e fumaça de um pavimento para o outro. Além de todos os sistemas de detecção e manejo automatizado de fumaça e extinção de fogo por via seca e úmida,”, afirma o engenheiro e gestor técnico e financeiro do Órion Business & Health Complex, Frank Campos.

Simulado CBMGO

Data: quarta-feira, 18, a partir das 9h30

Local:  Avenida Mutirão, esquina com Avenida Portugal, nº 2653,  Setor Marista