Policial

Diretor do presídio de Itapirapuã é afastado por suspeita de desviar dinheiro de preso

Por decisão judicial, o diretor da unidade prisional de Itapirapuã, Thiago da Paz Pinto, deverá ficar afastado do exercício de suas funções públicas naquela unidade, com a proibição de adentrar as dependências do local. A medida cautelar determinada pelo juiz José Machado de Castro Neto acolheu pedido feito pela promotora de Justiça Renata Caroliny Ribeiro e Silva.

Conforme apontado pela promotora, apurou-se que o diretor teria subtraído quantia em dinheiro, a partir de transferência para sua conta pessoal da conta de um reeducando que cumpre pena em regime fechado e exerce serviço remunerado na unidade prisional. Ao ser ouvido pela promotora, o investigado alegou que teria levado o preso a uma agência bancária de Jussara no dia 14 de dezembro de 2017, para regularizar a senha numérica. Como o detento não conseguiu resolver o problema e, para ajudá-lo, teria transferido o dinheiro para sua conta pessoal e, imediatamente, sacado a mesma quantia transferida e entregado nas mãos do preso.

Contudo, em diligência realizada pela promotora na unidade prisional, constatou-se que inexiste registro de saída do reeducando, mediante escolta, durante todo o mês de dezembro e até os dias atuais. Além disso, não há registro de saque na conta do diretor no dia em questão, o que aponta a suspeita de subtração do valor. Com o afastamento, as investigações terão prosseguimento e, caso comprovadas as irregularidades, será oferecida denúncia.

A reestruturação do sistema penitenciário é o tema prioritário de atuação do Ministério Público de Goiás para 2018-2019, definido no Plano Geral de Atuação para o biênio.

Anderson Alcantara

Jornalista e Escritor

Deixe um comentário

× Fale Conosco