Política

Prefeito de Planaltina é cassado por compra de votos

O prefeito de Planaltina, David Alves Teixeira Lima, o Dr. Davi (Pros) teve seu diploma cassado pela Justiça Eleitoral. A vice-prefeita Maria Aparecida dos Santos também foi atingida com a ação, que foi movida pela promotora eleitoral Lucrécia Guimarães. O juiz Alano Castro, além de cassar os dois diplomas, aplicou uma multa de mais de R$ 31 mil ao empresário Iroilton Nunes Pereira, proprietário da Viação Expresso Planaltina.

Conforme apontado pela promotora eleitoral, juntos, eles fizeram promessas de vantagem pessoal aos eleitores para obtenção de votos, utilizando bens e serviços da administração pública indireta do município, a fim de favorecer a candidatura de “Dr. Davi” e sua vice, “Pastora Cida”, com o apoio do agente público Iroilton, conduta vedada pela legislação eleitoral. A sentença decretou ainda a inelegibilidade dos três réus por oito anos, a contar da data das eleições de 2016, e os condenou ao pagamento de multa de 60 mil Ufirs cada um (mais de R$ 63 mil).

Promessas
O MP eleitoral demonstrou que os candidatos promoveram diversas reuniões durante o período eleitoral, sendo uma delas nas dependências da única empresa pública concessionária de transporte coletivo da cidade, a Viação Expresso Planaltina, com a convocação de todos os funcionários. Na ocasião, foi feita aos funcionários promessa de manutenção de seus empregos na empresa e aos desempregados presentes á sua contratação na empresa de Iroilton, em troca de votos e apoio político.

A promotora apresentou como provas gravações do discurso do então candidato a prefeito, Dr. Davi, em que ele prometia emprego aos presentes, o que foi confirmado também em depoimentos.

No caso dos desempregados, David e Maria Aparecida chamaram ex-funcionários, demitidos de empresas de transporte, com o fim de angariar o maior número possível de eleitores mediante promessa de emprego na Viação Planaltina, o que, segundo o candidato já estava acertado com Iroilton para contratar os presentes na reunião.

Na sequência foi solicitado que eles entregassem seus currículos para um vereador candidato à reeleição, para que naquela mesma semana pudessem ser providenciadas as vagas na empresa. Até os que não foram na reunião foram avisados para que também entregassem seus documentos ao vereador.

Consta ainda que, durante a campanha, os candidatos a prefeito e a vice espalharam panfletos de propaganda eleitoral nos ônibus da empresa de Iroilton, em seus bancos e interior, situação flagrada por diversas vezes e com muitas testemunhas.

Anderson Alcantara

Jornalista e Escritor

Deixe um comentário

× Fale Conosco