ATUAÇÃO PARLAMENTAR
6 de abril de 2018

Dr. Marcos Vinícius defende a bandeira da saúde na Câmara Municipal

Vereador mais bem votado da história de Goianésia, com 2.536 votos, o médico Dr. Marcos Vinícius (MDB) chegou à Câmara, em janeiro de 2017, sob grande expectativa da comunidade.

De início, resolveu não entrar na disputa pela presidência e concentrou sua atuação na área da saúde, buscando elaborar propostas que pudessem melhorar a qualidade dos serviços.

Dr. Marcos Vinícius é, até agora, o vereador que mais propostas apresentou na área da saúde. “Tive requerimentos em outras áreas também, mas é claro que o meu foco é a saúde, por ser a área que milito, que entendo um pouco mais”, explica o parlamentar.

Ele cita alguns exemplos. “Propus que todas as unidades de saúde do município agendem consultas todos os dias da semana durante seu horário de expediente, visando assim garantir o direito do cidadão à saúde”, disse. “Pedi também que a secretaria municipal de Saúde faça a aquisição de aparelhos monitores cardíacos, com o objetivo de atender todas as unidades de saúde do município”.

Outro requerimento importante, segundo o vereador, é o que solicita à secretaria de Saúde a aquisição de um aparelho monitor cardíaco multiparâmetros. “O aparelho mostra em tempo real a frequência cardíaca com o traçado de eletrocardiograma, saturação de 02, capnografia, pressão arterial (não invasiva ou invasiva), temperatura em tempo real, poderá também configurar para pressão venosa central (PVC) em tempo real, e também, a frequência respiratória do paciente em tempo real”, explica.

O vereador enumera também o pedido de compra urgente de camas eletrônicas para o hospital municipal. “São equipamentos de urgência e grande necessidade. Certamente vão proporcionar mais conforto e melhor atendimento aos nossos pacientes”, argumenta o vereador.

A contratação de médico ortopedista para atender aos finais de semana na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) também foi tema de requerimento do vereador.

“Acontecem mais acidentes com traumas exatamente nos finais de semana, sendo necessária a presença de ortopedista de plantão no período para suprir a demanda”, garante.

Há um ano, Dr. Marcos Vinícius pediu à secretaria de saúde que adquirisse um aparelho cardiotocógrafo. “É um aparelho que executa um método de avaliação das reais condições do bebê ainda dentro da barriga da mãe”, explicou o vereador.

De acordo com o vereador, o aparelho detecta a frequência cardíaca do feto e as contrações uterinas e, através de um registro gráfico, o médico pode avaliar o bem estar materno-fetal.