Política

Pedro Gonçalves destaca ações na geração de empregos para Goianésia

Com a instalação da Electro Motors para Goianésia, em junho, a expectativa é que um complexo automotivo seja formado no município. Os incentivos fiscais da prefeitura e do Governo do Estado possibilitaram essa conquista para a cidade e para o Estado, já que a Electro Motors é a primeira fábrica de veículos elétricos da América do Sul.

Quando ocupou o cargo de secretário municipal de Projetos, o advogado Pedro Gonçalves (Solidariedade) foi incumbido pelo prefeito Renato de Castro (MDB) de dar prosseguimento à instalação da empresa, processo iniciado na gestão anterior.

O Portal Goiás Total conversou com o ex-secretário sobre a consolidação da empresa e do consequente impacto que gera na cidade, especialmente na geração de empregos.

“Isso nos traz muitas alegrias. Primeiro, por ser uma indústria nova na nossa cidade e qualquer que seja ela, ficamos felizes em receber novos investimentos, segundo por tratar-se de uma indústria limpa que inaugura em Goianésia, o que é uma tendência mundial, que são os veículos elétricos”, disse Pedro.

O ex-secretário acredita que é questão de pouco tempo para Goianésia ganhar outros dividendos com a instalação da empresa. “Logo teremos, na mesma esteira, a Zotye, que é uma indústria de automóveis elétricos. Como toda indústria automotiva, ela traz para a cidade diversas outras indústrias que são as indústrias satélites, fornecedoras da indústria automotiva”, explica. “Uma montadora de carros precisa de uma série de peças e equipamentos que serão fornecidos para outras indústrias como, para-brisas, pneus, estofados, que são todos terceirizados. Essas industrias acompanham uma indústria-mãe que é a mantenedora”.

“Quero ressaltar que a prefeitura tem à disposição uma área próxima à GO-080, saída para Barro Alto, de 9 alqueires. Essa área será cedida para a instalação de um Parque Industrial Automotivo, onde tanto a Zotye como as indústrias satélites poderão se instalar”, complementa.

CONSOLIDAÇÃO DA ELECTRO MOTORS EM GOIANÉSIA

“O Prefeito Renato, assim que foi eleito me incumbiu da tarefa de entrar em contato com essa indústria para que mostrássemos a eles o nosso interesse da consolidação da indústria em nosso município. Antes até do Renato tomar posse, estivemos em Brasília e reafirmamos nossa vontade de receber essa grande indústria em Goianésia. Após a posse, tivemos a oportunidade de implementar as políticas necessárias para essa consolidação”, destacou Pedro Gonçalves.

Ele revela que a prefeitura foi procurada para conceder isenção fiscal à empresa. “Conseguimos isso, graças à grande habilidade do nosso secretário de Finanças, Jairo Pacheco. Após essa fase, a prefeitura ajudou financeiramente na instalação da indústria, pagando aluguel do galpão onde ela estava instalada”, disse.

“Outro ponto que quero ressaltar, é que eu estive pessoalmente em nome da prefeitura de Goianésia, no Palácio do Governo Estadual, em Goiânia, em contato com o pessoal que faz a aprovação do Projeto Produzir, solicitando a celeridade para a aprovação dos projetos de incentivo fiscal do Estado da Electro Motors e da Zotye, isso uma semana antes da inauguração”, afirmou Pedro.

EXPANSÃO DA HERING

A Hering do Brasil é atualmente uma das maiores empregadoras de Goianésia, gerando atualmente 1.030 postos de trabalho.

Pedro Gonçalves conta que, quando ainda era secretário, foi procurado pela empresa, que expôs um plano de expansão da fábrica. Para isso ser possível, é necessário que a prefeitura abrisse mão do espaço – ao lado da Hering – onde aloja o departamento de Serviços Urbanos, com muito maquinário.

“Com o aval do prefeito, resolvemos encontrar um novo local para o departamento e ceder esse espaço à Hering, que, em contrapartida vai oferecer mais 450 empregos diretos à população da nossa cidade. Isso fará com que Goianésia seja a maior planta de sua fábrica no Brasil”, destacou o ex-secretário.

DISTRITO AGROINDUSTRIAL MUNICIPAL

Pedro Gonçalves adiantou também que está sendo colocado em prática pela administração municipal o projeto do Distrito Agroindustrial Municipal, o DAIMGO. Foi elaborado sob seu comando ainda na época de secretário. Ele explica a diferença com o DAIGO, já existente. “O DAIMGO é de competência da prefeitura. O DAIGO é de responsabilidade do Estado. O DAIMGO consiste em 48 lotes, que somam de 1000 a 1200 metros quadrados e que são destinados à construção das indústrias”.

Os terrenos, de acordo com o ex-secretário, serão cedidos à iniciativa privada, que arcará apenas com os custos da infraestrutura básica do local. “É um grande incentivo para essas pequenas indústrias. Se calcularmos que cada uma oferece pelo menos 20 vagas serão quase mil novas vagas para Goianésia. Esta é uma iniciativa que me enche de orgulho por ter participado. Não existe nenhuma política social mais digna do que o emprego. É trabalhando que o pai de família com seu suor leva o sustento para sua família”, completa Pedro.

DIVULGADOR DO POTENCIAL DE GOIANÉSIA

Para finalizar, Pedro Gonçalves fala sobre outras iniciativas e projetos que ainda não concluiu. “O quarto ponto eu ainda não pude ainda concluir, e se eu tiver oportunidade para representar nosso povo na Assembleia, acredito que eu terei a capacidade de ajudar ainda mais nossa cidade e implementar uma política agressiva de atração de investimentos para Goianésia e região, não só de terrenos e incentivos fiscais, mas também de captação, indo atrás dessas indústrias e de mais empresas”, disse;

“Penso que Goianésia tinha que ter um ‘caixeiro-viajante’ dela, um vendedor como tem em toda a indústria grande. Um vendedor para oferecer nosso potencial ao mercado e vender seus produtos. Goianésia é um produto muito bom. Tem muitas indústrias em São Paulo, Rio de Janeiro, no exterior, na China, que de repente querem expandir seus investimentos para outros lugares e eles nunca ouviram falar de Goianésia”, ressalta Pedro, que é pré-candidato a deputado estadual.

“Temos que sair de nossos sofás, de nossas gabinetes e ir atrás desses investimentos. Mostrar a eles que somos o local ideal para esses investidores. Se porventura eu alcançar a cadeira de deputado e podendo falar em nome de Goianésia, iremos chegar a esses investidores e vamos chegar a essa política agressiva de investimentos para Goianésia trazendo ainda mais renda emprego para o nosso povo”, finaliza.

Deixe um comentário

× Fale Conosco