ELEIÇÃO 2018
8 de outubro de 2018

Sem MDB, prefeito Renato de Castro consegue votações constrangedoras e seus candidatos a deputados perdem eleição

Apesar de ter sido beneficiado pela vitória de Ronaldo Caiado (DEM) ao Governo de Goiás, o prefeito de Goianésia, Renato de Castro (MDB) não tem muitos motivos para comemorar quando o assunto é a disputa para a Assembleia Legislativa e a Câmara dos Deputados.

Seus dois candidatos, Lineu Olimpio (PTB) – para deputado estadual – e Jovair Arantes (PTB) – para deputado federal – não conseguiram se eleger.

Pior que isso: tiveram desempenho constrangedor em Goianésia. Lineu foi apenas o 4º colocado na cidade, com modestos 2.172 votos (6,20%) e Jovair obteve 1.422 votos (4,77%).

A queda de braço que Renato teve com o MDB, seu partido, acabou lhe custando caro. Os militantes locais do MDB apoiaram o vereador Marcos Pernambuco (PDT) para deputado estadual. Ele conseguiu 3.782 votos na cidade, batendo Lineu com 1.610 votos de frente. Lineu perdeu a vaga na Assembleia Legislativa por ter ficado 55 votos atrás de Henrique Arantes.

O grande rival do prefeito, o PSDB, reelegeu Helio de Sousa deputado estadual e emplacou o primeiro lugar na cidade, com 8.795 votos.

Para deputado federal a derrota do prefeito foi maior. O MDB apoiou o vereador Dr. Marcos Vinícius, que teve consagradora votação em Goianésia: 10.223 votos. Jovair, apoiado por Renato conseguiu 1.422. Francisco Júnior (PSD), apoiado pelo PSDB, foi eleito e teve 4.403 eleitores na cidade.

A votação de Lineu foi a pior dos últimos 40 anos de um candidato a deputado estadual apoiado pelo prefeito de Goianésia. A de Jovair também.

A votação que Ronaldo Caiado teve em Goianésia foi inferior à média do Estado: 50,43% a 59,73%. O MDB e o PSDB deram a Daniel Vilela e Zé Eliton votações proporcionais maiores em Goianésia do que no resto do Estado.

Um dos recados que a urna passa em Goianésia é que as grandes forças políticas da cidade são o PSDB e o MDB. Quem se arrisca a tentar carreira fora desses dois grupos acaba fracassando.