Política

“Grupo rachado é grupo derrotado”, afirma prefeito Renato de Castro, sinalizando reaproximação com MDB de Goianésia

Mesmo contrariando o partido que faz parte, o prefeito de Goianésia Renato de Castro (MDB) declarou apoio total ao governador eleito Ronaldo Caiado (DEM), e não ao então candidato a governador Daniela Vilela (MDB).

Após as disputas eleitorais, o prefeito avalia sua relação com o MDB, e pensa em uma possibilidade de reaproximação com o seu partido.

Durante a eleição deste ano, Renato de Castro decidiu não só não apoiar o candidato do MDB ao governo Daniel Vilela, como nenhum candidato a deputado estadual e federal do partido. Nem de Goianésia.

Os candidatos apoiados pelo partido tiveram mais votos, e o clima é de tensão após os conflitos de opiniões. Marcos Pernambuco teve mais votos que Lineu Olimpio e Dr. Marcos Vinícius superou, em Goianésia, Jovair Arantes.

ALIADO DO GOVERNO

Com posicionamentos semelhantes ou não aos do MDB, Renato de Castro apostou no candidato vencedor, e vislumbra o apoio de Ronaldo Caiado aos projetos para Goianésia. “Já tive duas reuniões com o governador após as eleições, e percebemos seu comprometimento em formar um governo que dê resultado. A escolha dos nomes é complicada, já que formar um grupo com pessoas capacitadas e com o mesmo interesse político é muito difícil”, disse.

Eleito em primeiro turno como governador, Ronaldo Caiado está em um momento de transição, e naturalmente já se começa a cogitar os nomes, participações e agendas do governo. “Ele está buscando todas as informações sobre o endividamento do estado, e vamos terminar o ano de 2018 com um déficit, e iremos pagar altas dívidas deixadas por gestões anteriores. O momento é de muita sabedoria e cautela. O governador sabe disso, e está levando a situação com muita parcimônia”.

Sempre que Goianésia participa de forma ativa de uma campanha, e é vitoriosa, ela acaba sendo contemplada com espaços dentro desse governo. Foi assim nas gestões do MDB, e assim também nas gestões do ex-governador Marconi Perillo, nos últimos vinte anos. Renato de Castro, quando questionado sobre ter sido o primeiro a apoiar o atual governador, diz que há boas possibilidades para Goianésia.

“Fomos companheiros de primeira hora. Goianésia sempre teve um posicionamento de destaque no governo estadual. Acredito que há boas possibilidades, mesmo com o governo começando com muitas dificuldades. A formação dos quadros é muito mais técnico do que por indicação política. Goianésia tem muitos nomes, e no momento certo o governador saberá reconhecer tudo o que o município representou na campanha dele”, afirma o prefeito.

Sobre ter ficado em lados opostos do MDB durante a eleição para governador e também para deputado estadual, Renato de Castro diz que não há fissuras, mas sim a possibilidade de retomar as parcerias. “Naturalmente as rachaduras acontecem, e agora é o momento de darmos as mãos, conversarmos e nos unirmos. O que ficou de lição dessa eleição é que grupo rachado, é grupo derrotado. Unidos somos fortes, mas rachados somos derrotados”, finaliza.

Anderson Alcantara

Jornalista e Escritor

Deixe um comentário

× Fale Conosco