Política

Helio de Sousa quer urgência na aprovação de projeto voltado para a educação virtual na zona rural

Médico, o deputado Helio de Sousa (PSDB) segue preocupado com a pandemia do novo coronavírus (covid-19), que chegou a atingir picos alarmantes de casos em Goiás. Entende que a educação é essencial, mas crê que o momento ainda é preocupante para reinício de aulas presenciais nas escolas goianas. Em razão disso, pede urgência na aprovação do projeto de lei nº 3082/20, de sua autoria, que facilita acesso à internet nas zonas rurais e nos povoados.

“Assim como vem dando certo as sessões remotas na Assembleia Legislativa de Goiás, estou convencido de que as aulas virtuais também estão proporcionando resultados consideráveis na educação em nosso estado. Sendo assim, entendo ser importante a aprovação da nossa proposição que prevê acesso gratuito à internet banda larga, durante o período em que estiverem suspensas as aulas presenciais, a alunos e professores da rede pública estadual de ensino de Goiás, nas zonas rurais e povoados”.

Helio de Sousa ressalta que as mídias televisiva e impressa têm noticiado, frequentemente, as dificuldades enfrentadas pelos estudantes para acompanhar aulas virtuais e manter um ritmo de estudos. “Essa situação ocorre, não somente em razão da baixa renda de muitas famílias, mas também pelo fato de que, em alguns locais, não existe acesso aos recursos adequados de telecomunicações”, afirma o parlamentar socialdemocrata.

Ademais, para ele, isso gera “desigualdade tal que dificulta o acesso à educação, cuja garantia tem status constitucional, neste momento de pandemia, prejudicando as oportunidades de estudo e de emprego”.

A proposta ainda se encontra na Secretaria de Apoio Legislativo da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), para ser encaminhada para discussão e votação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Casa de Leis.

Anderson Alcantara

Jornalista e Escritor

× Fale Conosco