Política

Seis nomes de Goianésia podem disputar eleição para deputado estadual em 2022

A eleição para deputado estadual de 2022 em Goianésia promete ser totalmente diferente de todas as outras anteriores. Com o anúncio do deputado estadual Helio de Sousa (PSDB) de concorrer a deputado federal, abre um vácuo de poder na disputa pela Assembleia Legislativa e pode gerar um número grande de postulantes. Conheça alguns deles:

Dr. José Machado – Médico, presidente da Associação Médica de Goianésia, ele apoiou a candidatura do atual prefeito Leonardo Menezes com muita euforia. Comenta-se nos bastidores que estabeleceu na época o compromisso de receber apoio do Paço Municipal à sua candidatura a deputado estadual. Filiado ao PSL – que apoiou Pedro Gonçalves a prefeito -, Dr. Machado teve atritos com o partido, ao apoiar Leonardo. Há a possibilidade de filiação ao Novo para disputar o pleito.

Renato de Castro – Ainda filiado ao MDB, Renato deve assinar ficha no Podemos ou no DEM. Ainda não bateu o martelo se concorrerá a deputado estadual ou federal. Após deixar a prefeitura de Goianésia com ótimos índices de aprovação, assumiu recentemente a presidência da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego) no Governo Caiado. Renato goza de forte capital político e seria um dos favoritos à uma cadeira na Assembleia, caso seja candidato.

Vandir Gomes – Com a experiência de ser secretário de Projetos na prefeitura de Goianésia – na gestão de Jalles Fontoura – e superintendente na Secretaria de Planejamento do Estado – na gestão de Marconi Perillo -, Vandir está envolvido na vida empresarial na cidade e sempre é um nome ventilado a disputas grandes. Deve se filiar ao Solidariedade e fomentar sua pré-candidatura.

Emerson Autovip – Nome consolidado em Goianésia nas duas últimas eleições (deputado estadual e prefeito), Emerson Autovip (PP) desponta como um nome bastante competitivo na disputa para deputado estadual. Com o capital de 13.150 votos no Estado- sendo 7.363 só em Goianésia – na eleição de 2018 para deputado estadual, Emerson foi candidato a prefeito em 2020 e conseguiu 4.149 votos, ficando em terceiro. Apesar de não ter vencido nenhuma das duas disputas, teve votação de liderança e conseguiu formar um grupo. Com mais experiência e capital político, entra com boas possibilidades no jogo.

Antônio Otoni – Com 1.426 votos na eleição de 2018 para deputado estadual, Antônio Otoni não obteve o resultado esperado. Em 2020, chegou a ser pré-candidato a prefeito, mas acabou abrindo mão no final para apoiar o nome de Pedro Gonçalves numa ampla coalizão. Com apoio de Vilmar Rocha, deve ser candidato novamente a deputado estadual pelo PSD.

Carlos Correia – Assessor do deputado federal Delegado Waldir, o ex-vereador Carlos Correia deve ser o nome do PSL de Goianésia na disputa por uma cadeira de deputado estadual. Correia hoje é um nome bastante conhecido em dezenas de cidades goianas, aonde vai acompanhando ou representando o deputado federal. É uma aposta que terá apoio e estrutura do PSL.

ALGUMAS PERGUNTAS AINDA SEM RESPOSTAS

Se for candidato a deputado estadual, Renato de Castro terá o apoio do prefeito Leonardo Menezes? Se for candidato a deputado federal, Renato vai apoiar Lineu Olimpio de novo? Vandir será o candidato do Grupo Lage? Algum vereador entrará na disputa, como fizeram Marcos Pernambuco (a estadual) e Dr. Marcos Vinícius (a federal)? Pedro Gonçalves entrará na disputa? O delegado Marco Antônio recuará de sua decisão e será candidato?

São perguntas interessantes e que podem definir qual cenário Goianésia terá em 2022. Some-se a isso o fato de diversos candidatos de fora que estarão montando estruturas e pedindo votos na cidade durante a campanha.

Anderson Alcantara

Jornalista e Escritor

× Fale Conosco