ATUAÇÃO PARLAMENTAR
20 de maio de 2021

Deputado Humberto Teófilo manifesta voto contrário a projeto que modifica plano de cargos e vencimentos dos professores

Durante a fase de discussão de matérias da sessão ordinária híbrida de quarta-feira (19), o deputado Delegado Humberto Teófilo (PSL) usou a tribuna para manifestar seu voto contrário ao projeto de lei nº 4983/21, de autoria do Governo de Goiás, o qual, segundo ele, “prejudica e reduz salário dos professores”.

A matéria a qual Teófilo se refere propõe alterações na Lei nº 13.909, de 25 de setembro de 2001. A legislação versa sobre o Estatuto e o Plano de Cargos e Vencimentos do Pessoal do Magistério, e revoga a Lei nº 18.589, de 1º de julho de 2014, que altera o citado Estatuto, bem como dispositivos da revogada Lei nº 17.257, de 25 de janeiro de 2011.

“Hoje é um dia triste para os profissionais da Educação e para aqueles que os defendem. O governador Ronaldo Caiado (DEM) reuniu os deputados, ontem, e os pressionou, anunciando, novamente, falsos efeitos positivos do projeto. Precisamos relembrar isso no ano que vem. Relembrar quem ficou ao lado dos professores nesse momento difícil para a categoria”, disse.

Segundo o parlamentar, na prática, a matéria reduz o salário dos profissionais da Educação, o que desestimula os mais jovens a seguirem carreira no magistério. “Muitos já estão desestimulados e, o que vemos agora, é um projeto que coloca fim às horas complementares”, completou o parlamentar.