ATUAÇÃO PARLAMENTAR
28 de março de 2022

Helio de Sousa e Assembleia levam diversos serviços para Goianésia e região

O representante da cidade na Assembleia Legislativa de Goiás, deputado Helio de Sousa (PSDB), chegou cedo, no sábado (26), ao Colégio Estadual Jalles Machado, no centro de Goianésia, onde foi montada a estrutura do Alego Ativa. Como bom anfitrião, ele fez questão de mostrar aos moradores a grandiosidade e a importância do programa.

O deputado ressaltou que o evento demonstra a preocupação do Parlamento de estar presente onde há alguma necessidade da população. Para ele, a centralização de diversos atendimentos gratuitos é outro benefício, especialmente para o cidadão mais carente e para aqueles que residem mais distantes ou mesmo na zona rural. Além disso, Helio de Sousa acredita que a iniciativa tem ajudado na recuperação dos municípios. “Estamos vivendo um momento ímpar, em que os cursos e a confecção de documentos é essencial e essa é uma oportunidade única oferecida pela Assembleia, com a parceria do Governo do estado e da prefeitura do município.”

Para começar bem o evento, a Banda Municipal Lira Musical Orcena executou um repertório popular, com clássicos do pop-rock e da música sertaneja.

Atendimentos

Essa edição do programa contou com 72 frentes de atendimento, ofertadas por 42 entidades parceiras. Entre os serviços, atendimentos de saúde, assistência jurídica, emissão de documentos, capacitação profissional, orientação para o produtor rural, corte de cabelos, recreação para crianças e apresentações culturais. Entre as novidades da edição, a ampliação de serviços de entes parceiros, que implementaram outros atendimentos: a partir de agora, o Sesi/Senai também passa a fazer educação para o trânsito e a empresa fornecedora de energia elétrica em Goiás, Enel, também passa a trocar lâmpadas incandescentes ou fluorescentes, que têm alto consumo de energia, por outras de LED, que podem economizar até 80% na conta de luz. Por último, a Saneago que, até à última edição, apenas fornecia água para o evento, também incrementou a participação, passando a oferecer também atendimentos burocráticos, como a troca da titularidade e o cadastro na tarifa social.

Outro atendimento com grande procura em todas as cidades em que o Alego Ativa já esteve é a assistência jurídica, ofertada pela Defensoria Pública Estadual. Em Goianésia, não foi diferente. Segundo o subdefensor-geral do Estado, Tiago Gregório, a atuação do órgão visa permitir o acesso da população em situação de vulnerabilidade à Justiça, além de promover a educação em direitos e cidadania. Além disso, ele ressalta que nem todas as cidades contam com a Defensoria, daí a importância da parceria com o programa Alego Ativa, para fazer esses atendimentos chegarem mais perto dessa população.