EDUCAÇÃO
30 de março de 2022

CBA e Instituto Votorantim apoiam projeto Esporte + Educação em Niquelândia

Utilizar o esporte como ferramenta de transformação social para crianças e jovens de Niquelândia. Essa é proposta do projeto Esporte + Educação, uma iniciativa da Associação dos Corredores de Niquelândia (ACN), que atua há 15 anos no município promovendo o desenvolvimento humano por meio do esporte e da educação. O projeto tem o apoio da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) e do Instituto Votorantim, além da Prefeitura de Niquelândia e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

O lançamento da edição 2022 do Esporte + Educação será nesta terça-feira, 29 de março, às 8h, na sede da Associação, localizada na Rua Muquém, 8, Jardim Primavera, em Niquelândia. Na ocasião, as crianças e jovens contemplados pelo projeto receberão materiais esportivos para participar das atividades e uniformes. Serão beneficiados 60 estudantes de escolas públicas de Niquelândia com idade de 7 a 17 anos. O projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento integral, a autoestima, a saúde, a integração social e melhoria da qualidade de vida, por meio de atividades gratuitas de atletismo.

Segundo o fundador da ACN e coordenador do projeto Esporte + Educação, Gilson Silvério de Bastos, em 2022 o projeto passa a contar também com aulas de futebol. “Com o anúncio dessa novidade, tivemos mais de 400 interessados no projeto, inclusive meninas. Preenchemos todas as 60 vagas e fizemos lista de espera, além de abrirmos outras 10 vagas para escolas particulares, cujo custeio dos materiais esportivos e uniformes ficará a cargo dos pais dos alunos. Isso mostra o quanto o município precisa de projetos esportivos. O apoio de parceiros faz toda a diferença para continuarmos contribuindo para a formação de cidadãos e de atletas” disse.

Para a seleção dos participantes no projeto Esporte + Educação, profissionais voluntários da ACN visitaram as escolas públicas para apresentar o projeto e convidar os alunos a participar. As crianças e jovens que manifestaram interesse passaram por uma triagem feita pela Associação, por meio de contato telefônico com os pais, mães ou responsáveis.

Os selecionados terão as primeiras aulas a partir do dia 31 de março, na sede da ACN, às segundas, quartas e quintas-feiras. As aulas serão realizadas no contraturno escolar, nos períodos da manhã e da tarde, com turmas divididas conforme a faixa etária. A equipe de profissionais que atuará no projeto é formada por dois professores de educação física, uma fisioterapeuta e uma técnica de enfermagem. As aulas serão realizadas até dezembro de 2022.

Além de beneficiar crianças e adolescentes, o projeto Esporte + Educação também é direcionado para pais, mães ou responsáveis, que receberão informações sobre como orientar as crianças e jovens em relação ao uso de tabaco, álcool e outras drogas, e também reforçar os cuidados com a saúde em tempos de pandemia, entre outros temas. Será oferecido ainda reforço escolar para os assistidos pelo projeto.

De acordo com o gerente Industrial da Unidade Niquelândia da CBA, Wagdo Braga Gomes, o projeto tem um caráter social importante, que beneficia a comunidade local contando com parcerias público-privadas muito positivas.