Cidades

Marconi entrega em Pirenópolis primeiro residencial do projeto Casa Solar

 

Patrimônio Nacional e uma das principais cidades do roteiro turístico de Goiás, a pequena e charmosa Pirenópolis, com pouco mais de 20 mil habitantes, ganhou no sábado (24) o primeiro empreendimento habitacional unifamiliar de interesse social do Brasil com sistema de geração de energia fotovoltaica.

O município é o primeiro do Estado a receber o projeto Casa Solar da Agência Goiana de Habitação (Agehab). São 149 moradias no Residencial Luciano Peixoto dotadas de placas geradoras de energia fotovoltaica, ligadas à rede da Celg.

Com a iniciativa da Agehab de implantar sistemas de energia fotovoltaica nas moradias destinadas à famílias com renda de até três salários mínimos, o Governo de Goiás destaca-se mais uma vez com projetos inovadores na execução de sua política habitacional. O residencial de Pirenópolis também é o primeiro do programa Minha Casa Minha Vida – parceiro da Agehab na construção das moradias – com essa tecnologia que assegura eficiência energética e preservação ambiental.

A implantação do sistema é integralmente custeada pelo Cheque Mais Moradia, modalidade Melhoria, no valor de R$ 3 mil por unidade habitacional, podendo gerar economia na conta de luz das famílias de até 70%. O presidente da Agehab, Luiz Stival, ressalta que o governador Marconi Perillo autorizou a implantação do piloto do projeto Casa Solar em 1,2 mil moradias nos municípios de Pirenópolis, Alto Paraíso, Caçu e Palmeiras de Goiás. Luiz Stival informa que a próxima entrega com o Casa Solar será em Alto Paraíso, onde o governador determinou a participação da Agehab para contribuir com o esforço do Estado em transformar o município no primeiro do Brasil em sustentabilidade.

Anderson Alcantara

Jornalista e Escritor

Deixe um comentário

× Fale Conosco