Cidades

Operação Grãos vai combater sonegação fiscal na safra do feijão

Em parceria com Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), a Secretaria da Fazenda começa hoje, dia 27, a edição deste ano da operação “Grãos”, com foco no feijão, em todo Estado. O objetivo é coibir a sonegação fiscal na safra do feijão. A primeira fase da operação se inicia com as visitas nas áreas plantadas e continuará até setembro com novas abordagens.

Durante os próximos sete dias, a previsão é visitar cerca de 100 produtores rurais que estão iniciando a colheita de feijão irrigado. As ações envolverão nove delegacias regionais de fiscalização em parceria com agentes da Agrodefesa. “Verificaremos os documentos referentes à compra de insumos e checagem de área para posterior verificação da documentação fiscal referente à produção obtida”, explicou o coordenador de Trânsito e Fronteira da Sefaz, Luciano Pessoa.

Essa é a segunda vez que a Sefaz realiza a operação Grãos junto com a Agrodefesa. De acordo com o coordenador do Agronegócio da Sefaz, Geraldo Saad, o trabalho começou há algumas semanas com o levantamento das áreas cultivadas a partir dos dados de geoprocessamento, a confirmação com produtores que comercializam os produtos e a utilização de cruzamento de dados com o cadastro da Agrodefesa. Saad diz que o objetivo é estender a ação para fiscalizar a produção de outros tipos de grãos e, assim, melhorar a emissão de documentação fiscal e o recolhimento de tributos.

Anderson Alcantara

Jornalista e Escritor

Deixe um comentário

× Fale Conosco