Cidades

Proximidade com as férias amplia demanda por doação de sangue

Todos os anos, os bancos de sangue veem seus estoques sofrerem uma forte baixa na época das férias escolares. Portanto, o período que antecede as tradicionais viagens familiares é focado na ampliação da captação de doadores.

No último sábado, o Banco de Sangue do Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) promoveu uma coleta em clima de festa junina, ao oferecer um lanche temático aos voluntários. A coleta de sangue teve decoração e lanche com comidas típicas para incentivar ainda mais a doação de sangue e conseguiu atrair 53 doadores.

O hematologista e supervisor da UCT, Adriano Arantes, fez um balanço e avaliou positivamente a ação, pois essas doações auxiliaram na manutenção dos estoques para o período próximo às férias, considerado de maior atenção, devido ao aumento de atendimentos no hospital, principalmente devido aos casos de acidente de trânsito, violência e outros traumas.

O evento foi planejado para comemorar os dois anos de funcionamento da Unidade de Coleta e Transfusão, que entrou em funcionamento antes da abertura do hospital para propiciar o estoque e conduzir procedimentos internos visando receber com segurança e qualidade os pacientes.

Como faço para doar?

A Unidade de Coleta e Transfusão do Hugol funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 18h30, e aos sábados, das 07h às 12h, e conta com estrutura completa e equipe preparada para receber os doadores. Para ser um doador de sangue é preciso ter 18 anos completos, pesar acima de 50 quilos e estar com boas condições de saúde.

A Unidade de Coleta e Transfusão do Hugol recebeu, desde a sua inauguração em julho de 2015 até maio de 2017, 14.110 doações de sangue, um número significativo para uma unidade de coleta tão recente, mas que precisa ser ampliado para garantir que, em possíveis contingências, seja possível atender a todas as necessidades transfusionais dos pacientes admitidos. A unidade realizou 20.126 transfusões, com uma média de 875 transfusões/mês.

Anderson Alcantara

Jornalista e Escritor

Deixe um comentário

× Fale Conosco