FÉRIAS
4 de julho de 2017

Preços de produtos para pesca têm variação de até 238%

Mês de julho chegou e com ele a temporada de férias do Rio Araguaia. Pra quem curte a prática de “camping e pesca” e pretende pegar a estrada para curtir os rios e lagos do nosso Estado, vale a pena pesquisar. É o que revela uma pesquisa de preços divulgada nesta terça-feira, dia 4, pelo Procon Goiás, que visitou desde o dia 23 de junho 13 lojas especializadas na venda desses produtos na capital, verificando os preços de 106 itens e que identificou grandes variações nos preços de produtos idênticos.

Em parceria com gerentes de lojas e especialistas no assunto, o órgão também elaborou um “manual de sobrevivência” para que esse período de férias com a família seja o mais prazeroso possível. Muitos produtos tiveram redução no preço médio atual comparado com o preço médio praticado em julho de 2017. Isso contribuiu para que no geral, o aumento médio não fosse tão expressivo, ficando em 0,50% (meio por cento) de aumento médio anual.

Com os estoques abastecidos, as lojas já esperam os consumidores com uma grande variedade de produtos. No entanto, é preciso ficar atento aos preços praticados, fazer a pesquisa de preços e procurar fracionar a compra entre os estabelecimentos visitados, pois as variações entre menor e maior preço pode chegar a quase 239%. É o caso, por exemplo, da caixa de anzol Marine Sports Chinu com 30 unidades nº 8 que foi encontrado ao menor preço por R$ 4,40 e o maior chegando a R$ 14,90, variação de 238,64%.

Orientações gerais aos consumidores

Além da velha dica e sempre útil de pesquisar os preços, fique atento e procure aproveitar as promoções comuns nesta época do ano. Faça as compras com calma e sem pressa, pois como esses produtos tem seus preços livres, a compra sem os devidos cuidados pode representar grande prejuízo no bolso do consumidor.

Evite ainda comprar produtos sem procedência (mercado informal) e que não emitem nota fiscal, como ambulantes e camelôs sem devido registro. O preço, muitas vezes, pode até ser mais vantajoso, mas o prejuízo pode vir na quantidade e qualidade do produto e muito provável, terá grandes dificuldades para reclamar sobre o produto, caso seja necessário.