Cidades

Operação do MP-GO e parceiros apreende mais de 2 toneladas em Mineiros

Em mais uma operação articulada pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO), dentro do Programa Goiás Contra a Carne Clandestina, foram apreendidas mais de 2 toneladas de produtos de origem animal impróprios para o consumo no interior do Estado. A operação ocorreu nos dias 12, 13 e 14 em Mineiros, no Sudoeste goiano.

Ao todo, foram apreendidos 2.805 quilos (kg) de produtos de origem animal em 68 estabelecimentos visitados no município, incluindo pescados, segundo dados da Agrodefesa e da Vigilância Municipal. Já o Procon Goiás lavrou 19 autos de infração/termos de notificação e 18 autos de apreensão, sendo apreendidos 1.433 itens, correspondentes a 253 litros de produtos líquidos e 255 kg de produtos sólidos, todos impróprios ao uso e consumo.

Os produtos apreendidos foram inutilizados e descartados no próprio local. Os estabelecimentos comerciais que foram fiscalizados  poderão apresentar defesa e terão oportunidade para se adequar, continuando a ser monitorados pela fiscalização local.

A ação foi articulada pelo Centro de Apoio Operacional do Consumidor e Terceiro Setor do MP-GO, coordenado pelo promotor Rômulo Corrêa de Paula, e pela 2ª Promotoria de Mineiros. A iniciativa teve como objetivo combater o abate e a comercialização de produtos de origem animal clandestinos (sem inspeção, sem rotulagem, com prazo de validade vencido, fora dos padrões de higiene, entre outras irregularidades).

Participaram, em conjunto com o MP-GO, órgãos parceiros como Procon Goiás, Agrodefesa, Vigilância Sanitária Municipal e Polícia Civil.

Anderson Alcantara

Jornalista e Escritor

Deixe um comentário

× Fale Conosco