INCENTIVO
19 de março de 2018

Emater fomenta produção de açafrão em escala em Itumbiara

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) realizou, no início do mês, reunião mensal para orientar produtores atendidos na no município de Itumbiara. O encontro foi uma oportunidade para debater sobre o cultivo de açafrão no município.

Hernani Lopes Sobrinho, coordenador da Unidade Regional Sul da Emater, afirma que o açafrão foi apresentado aos produtores da Comunidade Bom Jardim como uma opção a mais para diversificar as variedades cultivadas na agricultura familiar local.

De acordo com o coordenador, em agosto de 2017, a Agência organizou uma excursão para que os agricultores de Itumbiara pudessem conhecer a cadeia produtiva da raiz em Mara Rosa, município com maior plantio e beneficiamento da planta no Estado. Outra excursão à cidade está prevista para junho, na qual serão observados os métodos de colheita e beneficiamento da raiz.

Sobrinho conta que, atualmente, a produção de açafrão em Itumbiara é realizada, predominantemente, em pequenas quantidades e para consumo próprio. No entanto, com o apoio da Emater, três agricultores iniciaram o plantio em grande quantidade no município.

“Hoje são quatro hectares de açafrão plantados na região para produção em escala. A intenção dos produtores é chegar a 15 hectares. Além disso, os agricultores que investiram na cultura afirmaram que pretendem aperfeiçoar o método de beneficiamento desenvolvido em Mara Rosa, como por exemplo com o uso de maquinário para colheita, ao invés do atual uso da enxada”, conclui o coordenador da Emater.

Produção

Elmo Divino Fernandes Oliveira é um dos pioneiros na produção de açafrão em escala em Itumbiara. Há pelo menos 10 anos é assistido pela Emater como produtor de verduras e enxergou no açafrão uma oportunidade melhor de cultivo para a região.

“As plantações de cana de açúcar têm atrapalhado o plantio de verduras local, tanto meu quanto de outros produtores. Já o açafrão precisa de pouco cuidado com adubação e agrotóxicos, aguenta cerca de dois anos guardado após o secamento e o preço nunca cai”, avalia Oliveira.

O produtor conta que plantou 75kg da raiz em 2016 e que a primeira colheita será realizada em julho deste ano. Em 2017 ele ampliou a área de cultivo em mais dois hectares.

“A plantação de açafrão está muito bonita e acho que a colheita vai ser boa. A assistência da Emater tem sido muito importante nesse processo”, comemora Oliveira. Segundo ele, a primeira colheita já tem mercado certo, com produção a ser vendida para a Central de Abastecimento (Ceasa) de Goiânia.