Cidades

Cálculo urinário: saiba onde tratar em Goianésia

Se você é homem, bebe em média, de 300 a 500 ml de água por dia, tem dieta rica em sal, proteína e açúcar, fique atento: há uma chance de você desenvolver cálculos urinários, também conhecidos como litíase ou simplesmente pedras do sistema urinário.

Existem outros fatores de risco para o surgimento de cálculos como: obesidade, idade acima de 40 anos, hipertensão, gota, diabetes e ganho de peso muito rápido.

Se você reúne as condições citadas procure, em Goianésia, o médico urologista Dr. Sirlei Madeira (foto), no CMA – Rua 33, nº 430, Centro. Ou agende sua consulta pelo (62) 3353-1644.

Especialista no assunto, Dr. Sirlei Madeira explica que quando a quantidade de água na urina não é suficiente para dissolver todos os sais presentes, eles retornam à sua forma sólida e precipitam nas vias urinárias. “Os sais precipitados na urina tendem a se aglomerar, formando, com o passar do tempo, as pedras. Mais de 70% das pedras são compostas por sais de cálcio, como oxalato de cálcio e fosfato de cálcio”, resume.

Mas o que fazer para evitar os cálculos? O médico dá uma dica: “De maneira geral, evitando todas as situações que são fatores de risco, beber mais água, evitar sal, açúcar, carboidratos, perder peso, fazer exercícios físicos, reduzir o ácido úrico. São fatores que diminuem essa formação”.

TRATAMENTO

O tratamento é feito, segundo o médico, de duas formas:

1) Tratamento clínico com aumento de líquidos (água, chás e sucos naturais), medicações que podem ajudar expelir cálculos pequenos de forma espontânea.
2) Tratamento cirúrgico para cálculos grandes e/ou impactados. As cirurgias podem ser realizadas por vídeo, ou em alguns casos abertas.

SINTOMAS

Muitos pacientes possuem pedras nos seus rins e não apresentam sintoma algum. Se a pedra se formar dentro do rim e ficar parada lá sem obstruir a saída da urina, o paciente pode ficar anos assintomático.

“A apresentação clássica do cálculo renal é chamada de cólica renal e surge quando uma pedra fica impactada em algum ponto do ureter (tubo que leva a urina do rim à bexiga), causando obstrução e dilatação do sistema urinário. Se apresenta comumente como uma dor lombar intensa, que costuma ser descrita como a pior dor que o paciente já teve na vida. Náuseas e vômitos acompanham a forte dor e também pode aparecer uma urina escurecida ou avermelhada indicando a presença de sangue”, explica Dr. Sirlei.

MAIS INFORMAÇÕES

Dr. Sirlei Madeira (Atendimento todas às terças e quintas pela manhã no CMA, na Rua 33, 430, Centro. Agendamento pelo (62) 3353-1644.

Anderson Alcantara

Jornalista e Escritor

Deixe um comentário

× Fale Conosco