IDEALIZADO PELA 1ª DAMA ROSIMEIRE PATRÍCIA
15 de junho de 2018

Prefeitura de Jesúpolis promove projeto Doce Espera para gestantes

Com o objetivo de garantir melhor qualidade de vida às gestantes e mães de primeira viagem, a 1ª Dama de Jesúpolis e secretária de Promoção Social e Trabalho, Rosimeire Patrícia de Oliveira Morais, idealizou o projeto “Doce Espera”.

O projeto, que já tem 3 anos de funcionamento, consiste em encontros quinzenais com gestantes do município onde elas ganham um kit bebê, participam de palestras sobre saúde da gestante, saúde do bebê, orientação gestacional e autoestima, atendimento com psicólogos, oficinas de artesanato onde aprendem a confeccionar peças para elas e para os bebês e trocam experiências com outras mães.

“Quando íamos fazer a entrega dos kits bebês, nós observamos que muitas gestantes não estavam cumprindo com a parte da saúde. Na gestação elas tinham várias dúvidas que não estavam sendo solucionadas somente com as enfermeiras e com os médicos. Então, nós da secretaria de Assistência Social e Trabalho, tivemos a ideia de somar com outros profissionais de outras áreas e montamos o projeto ‘Doce Espera’, onde realizamos encontros quinzenais com elas e atividades como palestras, consulta com psicólogos e oficinas de artesanato”, diz a 1ª dama.

ACOLHIMENTO

Atualmente o projeto acolhe 16 gestantes, dessas 6 participam das oficinas de artesanato e das palestras. Todas ganham um kit de enxoval básico, composto por banheira, 4 macacões, 2 mantas, 2 conjuntos de cueiros com mijãozinho e pagãozinho, 1 bolsa, 1 edredom, 1 escovinha e 1 saída maternidade.

Mesmo que a gestante não tenha condições de comprar mais peças, esse kit consegue atender bem suas necessidades básicas com o bebê.

Os encontros começam com palestras sobre gestação saudável, saúde da gestante e do bebê, orientação psicológica, autoestima, direitos da gestante e finaliza com oficinas de artesanato, onde aprendem a confeccionar peças para elas e para o bebê e lembrancinhas que podem até virar uma fonte de renda extra para a família.

IMPORTÂNCIA DO ARTESANATO

A coordenadora de artesanato do projeto e professora, Elisângela Barbosa de Araújo falou sobre as oficinas e a importância que o artesanato tem para as gestantes. “Ensinamos elas a fazerem peças como chinelos, mantas para os bebês e lembrancinhas em biscuit que elas podem dar para os visitantes e até mesmo vender para outras pessoas. Algumas pegam gosto pelo artesanato e até já virou fonte de renda, pois estão vendendo lembrancinhas para aniversários, casamentos e 15 anos”, diz Elisângela.

“Nós queremos que elas tenham um suporte não só na gravidez, mas também depois que o bebê nascer, com a possibilidade de até ganhar uma nova profissão com a confecção desses artesanatos”, disse Rosimeire Patrícia. “Esses encontros são uma oportunidade da gestante aprender sobre sua gestação nas palestras, melhorar sua autoestima e trocar experiências com as outras gestantes e reforçar laços de amizade”.

Rosimeire explicou que a secretaria dispõe de uma equipe de profissionais como psicólogos que conversam com as gestantes e dão suporte e orientação. “Esse projeto é muito lindo e temos muito orgulho dele. No início tivemos muita resistência, mas nosso objetivo é conseguir que todas as gestantes participem. Sabemos como é difícil uma gravidez, principalmente para as mais jovens e nesses encontros, elas tem oportunidade de aprendizado que sozinhas não conseguiriam”, completa 1ª dama.

JOVENS MÃES

E por falar em mais jovens, a gestante Kaene Silva de Morais, de apenas 18 anos se cadastrou desde o início, assim que soube do projeto. “Estou na minha segunda gravidez esperando minha segunda filha, e estou aqui e gostando.  Mesmo já tendo uma filha de 3 anos, eu não sabia de muita coisa, tenho ainda muitas dúvidas e esse projeto ajuda muito a aprender e trocar experiências com as outras mães da mesma idade que eu, pois temos problemas parecidos e uma ajuda a outra. Aprendo muito nessas palestras. Gosto muito de aprender o artesanato, faço as coisas que eles ensinam, ajuda a economizar dinheiro e até posso vender depois. É muito bom saber que temos essa ajuda da prefeitura”, diz Kaene.

REFERÊNCIA

O sucesso do projeto é tão grande que alguns municípios vizinhos tem ido à Jesúpolis para conhecer o projeto “Doce Espera” e saber como ele funciona. “Ficamos muito felizes por ajudar as pessoas, principalmente as gestantes num momento que pode ser muito difícil para elas. E estamos sempre abertos para receber quem precisa de ajuda e também para atender nossos municípios vizinhos que queiram conhecer e implementar o projeto em suas cidades”, finaliza Rosimeire Patrícia.

As gestantes que queiram participar desse projeto podem procurar a secretaria de Promoção Social e Trabalho em Jesúpolis ou ligar para (62) 3359-1080 para obter maiores informações.