ORGULHO PARA BARRO ALTO
19 de julho de 2018

Trans Aquino é premiada internacionalmente como empresa modelo de gestão e responsabilidade

A Trans Aquino, empresa de transportes, com sede em Barro Alto, já rompeu as fronteiras do município e é reconhecida internacionalmente como modelo de gestão e responsabilidade na prestação de serviços.

O último reconhecimento aconteceu em maio, quando a Trans Aquino trouxe para Goiás o prêmio LAQI (Latin American Quality Institute). A cerimônia de premiação aconteceu no Rio de Janeiro.

É a terceira vez que a Trans Aquino recebe a premiação, uma prova de que trabalha com excelência já há bastante tempo.

O prêmio como Brasileiro Destaque é concedido às empresas que se destacaram pela gestão administrativa e demonstraram compromisso com a responsabilidade empresarial 2018.

“Essa premiação é o reconhecimento do nosso trabalho. Foi muita luta até alcançarmos este prêmio de qualidade”, disse Zenaide Cléia Diniz Ferreira, sócia-proprietária da Trans Aquino, ao lado do marido e sócio, Carlos Aquino Ferreira.

EMPRESA COMPROMETIDA COM A QUALIDADE

Zenaide conta que a empresa aprendeu muito prestando serviço para a mineradora Anglo American, que exige alta qualidade de seus colaboradores.

“O Carlos Aquino, meu marido e sócio, é muito preocupado com tudo na empresa, com documentação, tributação, com a qualidade, com os funcionários, com tudo. Por essa rigidez e cuidado em tudo é que conseguimos ganhar este prêmio, que soma um conjunto de fatores. O LAQI vai até a empresa que está concorrendo e verifica tudo”, explica Zenaide.

A Latin American Quality Institute, instituto responsável pelo evento ‘Brazil Quality Summit’ e pelo ‘Prêmio Empresa Brasileira do Ano 2018’, é uma organização privada, sem fins lucrativos, que foi fundada no Panamá em 2017, possuindo como objetivo levar poder ao corpo empresarial latino-americano e proporcionar inteligência empresarial por meio de um modelo de excelência, alinhado com tendências mundiais. A premiação da LAQI traz o desafio de transformar negócios, criar impacto em longo prazo para as empresas e a sociedade.

EMPRESA QUE AJUDA A ECONOMIA DE BARRO ALTO

Hoje, a Trans Aquino é uma empresa consolidada, com 52 colaboradores diretos. Além de gerar emprego e renda para Barro Alto, traz à cidade um selo de qualidade, um padrão de excelência na prestação de serviços de transporte.

Além de Barro Alto, a Trans Aquino tem bases em Goianésia e em Niquelândia. Com uma frota de mais de 40 veículos (entre ônibus, micro-ônibus, van). Além do transporte de mais de 900 trabalhadores no município também faz fretamento eventual, escolar e turístico.

Além do emprego e renda, a Trans Aquino faz questão de valorizar o comércio de Barro Alto. Uma parte da frota é abastecida na cidade. “Temos essa preocupação de valorizar o comércio local. Temos um volume grande de abastecimento em Barro Alto e compramos as peças e as coisas que precisamos para a empresa aqui na cidade. Somente quando não achamos o que precisamos buscamos na região e em Goiânia”, garante o empresário Carlos Aquino.

HISTÓRIA DE CRESCIMENTO

Se hoje a Trans Aquino é uma empresa de sucesso e com premiações internacionais, teve um começo bem difícil. Começou em 1997,com uma Kombi fazendo o transporte escolar. Em 2004, a empresa foi criada no papel, com CNPJ, iniciando no ramo de prestação de serviços de transporte de trabalhadores.

O primeiro contrato com a Anglo American veio em 2006. A maior prova da qualidade é que o contrato vigora até os dias atuais. “Além da Anglo American também temos como clientes a TGL, que é uma empresa prestadora de serviços da Anglo American e que trabalha com transporte de carga. Também atendemos a H&F, Trans Cabral, CTBA e Auto Eletrônica RA, quase todas as empresas que prestam serviço a gente transporta, porque também temos a linha pública”, explica Zenaide.

O segredo de todo esse sucesso? Carlos dá a dica: “Todos os dias nós acordamos às 5 horas da manhã e despachamos pessoalmente os nossos motoristas. Temos todo esse cuidado, preservando assim a relação muito boa com todos os funcionários, que na verdade são parceiros de trabalho”. Ou seja, muito trabalho e dedicação.