EDUCAR CONSCIENTE
27 de agosto de 2018

Obra de ampliação de escola articulada pelo MP em Goianésia será inaugurada na sexta-feira

A 2ª Promotoria de Justiça de Goianésia, em parceria com o município de Goianésia e demais parceiros do projeto Educar Consciente, realizarão, na sexta-feira (31) a inauguração da reforma e ampliação da Escola Municipal Luiz de Oliveira, localizada na Rua Jacarandá, nº 200, Bairro Aldeia do Morro.

O projeto, idealizado pelo promotor de Justiça Antônio de Pádua Freitas Júnior, titular da 2ª PJ de Goianésia, visa aproximar o Ministério Público da escola e mostrar a diferença que a atuação de um promotor de Justiça pode fazer no ambiente escolar, buscando, por meio de parcerias, influenciar na melhoria da qualidade da educação e impactar de forma positiva na vida da comunidade. O procurador-geral de Justiça, Benedito Torres Neto, confirmou presença no evento, que terá início às 19 horas.

A proposta conta com a colaboração do Centro de Apoio Operacional (CAO) da Educação, na qual espera-se envolver, em especial, as crianças, transmitindo valores sociais e de cidadania, visando tirá-las das ruas e das “mãos do tráfico”, direcionando para o caminho da cidadania. Para execução do projeto, foi escolhida inicialmente a Escola Municipal Luiz de Oliveira, numa escolha estratégica, tendo em vista que atende alguns dos bairros mais carentes do município. A escola recebe crianças a partir dos 4 anos, mantendo turmas no sistema de educação infantil (Jardim I e II) e do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

O projeto conta com a parceria da prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Educação de Goianésia e de Promoção Social, das Superintendências de Trânsito e Posturas, além de parceiros e a equipe da unidade escolar. Atualmente, a iniciativa está em pleno desenvolvimento na Escola Municipal Luiz de Oliveira, sendo ofertadas às crianças aulas de reforço escolar no período de contraturno, aulas de balé, educação física, caratê, música, judô, movimento escoteiro, tudo isso mantido com o apoio dos parceiros.

O projeto possui ainda um núcleo de apoio familiar, composto por uma psicóloga e capelania (assistência religiosa e social), devidamente aprovada pelo Conselho Municipal de Educação. As obras de reforma e ampliação da escola possibilitarão proporcionar a educação de tempo integral.