CLIMÃO
26 de agosto de 2018

Prefeito Renato não apoia nenhum candidato do MDB e nem de Goianésia

O prefeito de Goianésia, Renato de Castro (MDB) resolveu colocar à prova sua popularidade – considerada boa, segundo pesquisas encomendadas por seu governo. Um ano e meio depois de assumir a cadeira de prefeito, com o apoio do MDB, Renato decide não apoiar nenhum candidato que seja da sigla.

Para deputado estadual, vai caminhar com o ex-prefeito de Jaraguá, Lineu Olimpio (PTB). Para federal fechou com o deputado federal Jovair Arantes (PTB). Para senadores tem dois nomes: Wilder Morais (DEM) e Jorge Kajuru (PRP) e para governador abraçou a candidatura do senador Ronaldo Caiado (DEM).

Além de buscar nomes fora do ninho político, Renato decidiu também apoiar candidaturas de outras cidades, mesmo tendo nomes da cidade na disputa, tanto para deputado estadual como para federal.

As decisões do prefeito causaram atrito dentro do partido, tanto em Goianésia como em Goiânia. Tudo começou com a iniciativa de deixar o então aliado Daniel Vilela – deputado federal representante de Goianésia e candidato ao governo pelo MDB – e apoiado Ronaldo Caiado.

Parte da militância histórica do MDB de Goianésia não engoliu a decisão. Caiado é o fundador do PFL, que depois mudou o nome para DEM. Como se sabe, o PFL era o partido dos rivais históricos do MDB de Goianésia desde sempre. Para um emedebista raiz da cidade votar no DEM (PFL) é como renegar todo o seu passado político. É como um torcedor do Flamengo ter que, de repente, torcer pelo Vasco.

O segundo ponto da discórdia foi não ter abraçado a candidatura do advogado Pedro Gonçalves – neto do fundador do MDB na cidade e filho do atual presidente. Alegando falta de apoio, Pedro abandonou a candidatura e não quis voltar para o governo.

O terceiro ponto foi não ter apoiado com exclusividade a candidatura do vereador Dr. Marcos Vinícius a deputado federal. Único nome do MDB da cidade na disputa, foi ignorado pelo prefeito e abraçado pelo candidato ao governo, Daniel Vilela.

Renato e o MDB continuam casados no papel, mas no momento um deles está dormindo no sofá.