Cidades

Dos 246 municípios goianos, Goianésia ocupa o 224º lugar em transparência, diz TCM

A prefeitura de Goianésia está mal na fita quando o assunto é o cumprimento das determinações das leis de transparência. Quem afirma é o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que realizou uma verificação em todos os 246 municípios.

Para se ter uma ideia, Goianésia ocupa a 224ª posição, portanto entre os piores do Estado no quesito transparência das contas públicas.

O resultado pode ser conferido no site (https://www.tcmgo.tc.br/site/wp-content/uploads/2020/06/Anexo-III-Ranking-Poder-Executivo.pdf). Com o título “Como estão os municípios goianos no cumprimento das leis de transparência?”, o TCM elaborou a lista, dando nota e avaliação a cada um dos municípios, segundo seus critérios técnicos.

De 0 a 100, Goianésia obteve nota 60,64, sendo considerado nível de transparência mediano. Goianésia fica atrás de quase todas as cidades da região: Vila Propício, Santa Isabel, Pirenópolis, São Luiz do Norte, Jaraguá, Barro Alto e Santa Rita do Novo Destino.

O objetivo do TCM foi verificar se os prefeitos estão cumprindo a lei que obriga a publicação na internet de todas as receitas e despesas, além das licitações e dos contratos firmados pelo poder público.

Anderson Alcantara

Jornalista e Escritor

× Fale Conosco