Cidades

Helio de Sousa quer garantir acesso gratuito à internet aos alunos e professores da rede pública situados em zonas rurais

Alunos e professores da rede pública estadual de ensino de Goiás, nas zonas rurais e povoados, poderão obter acesso gratuito à internet banda larga durante o período em que estiverem suspensas as aulas presenciais em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus. Isso deve ocorrer se o projeto nº 3082/20 for aprovado pelo Plenário da Casa de Leis goiana. A autoria da proposta é do deputado Helio de Sousa (PSDB).

Ele explica que as mídias televisiva e impressa têm noticiado, frequentemente, as dificuldades enfrentadas pelos estudantes para acompanhar aulas virtuais e manter um ritmo de estudos. “Essa situação ocorre, não somente em razão da baixa renda de muitas famílias, mas também pelo fato de que, em alguns locais, não existir acesso aos recursos adequados de telecomunicações”, afirma Helio de Sousa.

Ademais, para ele, isso gera “desigualdade tal que dificulta o acesso à educação, cuja garantia tem status constitucional, neste momento de pandemia, prejudicando as oportunidades de estudo e de emprego.”

A proposta foi encaminhada à Secretaria de Apoio Legislativo da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

Anderson Alcantara

Jornalista e Escritor

× Fale Conosco