Goianésia e outras 77 cidades goianas terão testagem em massa de Covid-19
Goianésia é uma das 78 cidades escolhidas pelo Governo de Goiás para realizar a testagem em massa para detectar casos de Covid-19 na população.
Os critérios técnicos para a escolha das cidades foram elaborados pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), por meio Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Em Goiás, a testagem será também disponibilizada a pacientes com quadros leves ou apenas sintomas gripais, como foi feito na Nova Zelândia, um dos primeiros países a controlar o avanço do coronavírus no mundo.
O governador estima que quase dois terços da população devem ser testados, medida que, acompanhada da estratégia de isolamento intermitente, tem o objetivo de manter a curva de contágio estável, principalmente neste momento de abertura do comércio.
Atualmente, segundo o Boletim Epidemiológico da secretaria municipal de Saúde, 281 pessoas testaram positivo para Covid-19 no município desde o início da pandemia. Destes, 229 foram curados, 44 ainda continuam infectados. Oficialmente foram 8 óbitos. Outras quatro mortes suspeitas ainda estão aguardando confirmação laboratorial.