ATUAÇÃO PARLAMENTAR
30 de agosto de 2023

Câmara de Goianésia inaugura galeria em homenagem às mulheres que passaram pelo parlamento

De 1955 até os dias atuais, a Câmara Municipal de Goianésia teve 11 mulheres ocupando o posto de vereadoras. A primeira delas foi Izaltina Alves da Fonseca, em 1983. A última até agora é Salete Carrilho, que atualmente exerce o cargo.

Para homenagear todas essas mulheres por sua história foi inaugurada na tarde desta terça-feira (29), a Galeria Lilás, com fotos e informações sobre todas as mulheres vereadoras do município.

“Estamos fechando o mês da campanha Agosto Lilás com a inauguração da Galeria Lilás, que é um reconhecimento às nossas ex-vereadoras que passaram por aqui e que contribuíram com a Câmara, com a nossa sociedade, reconhecendo o valor do trabalho das mulheres na política”, disse Salete Carrilho, idealizadora da galeria.

Falando em nome das ex-vereadoras, a médica Maria das Graças, destacou a importância da iniciativa. “Estou muito grata pela iniciativa de reconhecimentos de nós mulheres na política, e muito feliz por estar retornando para receber essa homenagem, pois o objetivo maior quando a gente se propõe a uma candidatura para representar a população é contribuir para o progresso da cidade”, disse.

Marcília, filha da principal homenageada, Izaltina Alves da Fonseca, falou da alegria do ato. “Nossa mãe, através do meio político e posteriormente da advocacia, nunca mediu esforços para lutar pelos direitos e bem-estar da população goianesiense e dos que buscavam junto a ela ajuda. Hoje não está entre nós, mas deixou plantados em seus filhos, familiares e amigos a semente do trabalho, altruísmo e outros bons valores. Agradecemos o reconhecimento através da galeria que leva o seu nome”, disse.