10 de março de 2020

Dia da Mulher!

Ao contrário do que muitos pensam, a conquista de uma data no calendário internacional não decorreu de um dia apenas, muito menos de uma tragédia específica. O dia 08(oito) de março, quando é comemorado o dia Internacional da mulher, foi marcado por uma trajetória de lutas e conquistas ao longo da narrativa histórica. O modelo patriarcal da antiguidade criou um estereótipo feminino que se disseminou por gerações com tamanha veemência, que seus traços ainda são vigorosamente percebidos em nossa sociedade.

Quem nunca ouviu “mulher no volante, perigo constante”, “já sabe cozinhar, já pode casar!” ou mesmo “Por que você tá brava? É TPM?”, esses jargões machistas são muitas das vezes ditos por mulheres que na inocência do ato ou mesmo pelo próprio costume da sociedade, não se dão conta de que elas estão fortificando a marginalização do feminismo, movimento este, propagado pelo atavismo histórico e cujo veraz sentido não se pode perder em nós mulheres.

Precisamos reavivar os grandes nomes que nos lideraram através dos séculos, Nísia Floresta, Bertha Lutz, Celina Guimarães, Rose Marie Murano, Maria da Penha, Leila Diniz, Juliana de Faria e tantos outros que são inspiração para nossas lutas diárias. Todas essas mulheres, independente do momento histórico, tem um ponto em comum, não tiveram medo de se impor, elas foram as protagonistas da própria história, sentaram na mesa e viraram o jogo, afirmando, cada uma a sua maneira, que as mulheres são pessoas titulares de direitos e obrigações tão quanto os homens, e que gênero não define o papel de um cidadão.

Que este dia não se perca em um fato, vamos viver todos os dias do ano como se fossem das MULHERES, pois realmente o são. Acorde e rompa o teto de vidro que envolve o feminismo, lute pelos seus anseios, se dedique ao que lhe é prazeroso, estude, tenha filhos, vá à academia ou ao shopping, cozinhe, dance, trabalhe e se for vitima de machismo encare isso como uma luta e a única maneira de vencer é levantar a cabeça e assumir o papel de vitoriosa, olhando para tudo que já fez e o que ainda pode fazer independente de uma mera opinião preconceituosa. Feliz dia da Mulher, feliz nosso dia!