COOPERAR
23 de junho de 2017

Celebração do Dia de Cooperar será realizada no Parque Mutirama

As cooperativas goianas estão mobilizadas para realizar o programa Dia de Cooperar – também conhecido como Dia C. No primeiro sábado de julho (1), cooperativistas e voluntários se juntam à equipe do Sistema OCB/SESCOOP-GO para comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo. O evento de celebração será no Parque Mutirama, das 9 às 14 horas, com um grande arraial junino, em frente à entrada do parque.

Diversas cooperativas estarão na festa, promovendo oficinas de educação financeira para a criançada, orientações sobre higiene bucal, aferição de pressão e glicemia, informações sobre cuidados com a saúde. Também haverá distribuição de pipoca, doce de leite, amendoim, algodão doce e outras guloseimas, além de um espaço para brincadeiras. Para participar do Arraiá do Dia C Goiás e brincar no Mutirama, basta levar dois quilos de alimentos não perecíveis e trocar pelo ingresso, no dia 1º de julho.

Com o trabalho consolidado, as cooperativas goianas possuem a meta de somar voluntários para beneficiar mais pessoas. “As cooperativas estão preocupadas com o legado que vão deixar para as próximas gerações. E é com o Dia C, nosso programa de responsabilidade social, que elas podem oferecer voluntariamente sua contribuição para as comunidades em que estão inseridas, por meio da promoção de iniciativas que beneficiem milhares de pessoas em todo o País”, afirma Joaquim Guilherme, presidente do Sistema OCB/SESCOOP-GO.

O grande desafio do Dia de Cooperar é estimular o desenvolvimento de projetos contínuos, que possam gerar benefícios constantes às comunidades em que as cooperativas estão inseridas. Para isto, o programa busca abraçar integralmente os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), no intuito de alcançar as 169 metas e, assim, transformar o mundo em um lugar mais justo e menos desigual, até 2030.

Dia C em números

Na trajetória do Dia de Cooperar, os últimos anos foram cruciais para transformar o Dia C em um grande programa nacional capaz de promover iniciativas socioambientais e transformar realidades em todo o País.

Os números não nos deixam mentir sobre a efetividade do Dia C. Em 2016, um total de 1.278 cooperativas desenvolveram 1.180 projetos com a mobilização de mais de 86 mil voluntários. Essas atividades foram realizadas em 777 cidades espalhadas por todos os Estados e no Distrito Federal.

Somente em Goiás, a campanha reuniu 52 cooperativas, com mais de 2,3 mil voluntários. Juntos, eles desenvolveram ações que beneficiaram mais de 30,7 mil pessoas. Esse ano, a meta é alcançar mais de um milhão de pessoas por meio de projetos contínuos, do Norte ao Sul do Brasil.