Cultura

Em romaria, carreiros fazem a tradicional saída rumo à Praça da Matriz de Trindade

O governador José Eliton acompanhou a saída dos carreiros com os seus tradicionais carros de boi, em romaria, do Carreiródromo à Praça da Matriz de Trindade, na manhã desta quinta-feira, dia 28, onde receberam as bênçãos do Divino Pai Eterno.

A tradição, quase bicentenária, faz parte da programação oficial anual da Festa do Divino Pai Eterno na cidade.

Em entrevista, o governador rememorou que o Governo de Goiás ajuda a preservar “nossa memória histórica através dessa festa na qual os carreiros passam relembrando um passado estóico que foi fundamental para o desenvolvimento do Estado, que faz a guarda da nossa memória”. Ele reafirmou o compromisso “de manter o apoio à fé e à religiosidade goiana”, ajudando nos festejos.

José Eliton se misturou aos romeiros e às famílias que percorreram longas distâncias para estarem mais uma vez na capital da fé do Centro-Oeste brasileiro. São procissões de agradecimento pelos milagres recebidos, pedidos que clamam pela mão poderosa de Deus e o compartilhar do amor, a comunhão e a fé na Divina Trindade.

A romaria reúne entre 350 a 400 carreiros que deixam suas cidades, como Damolândia, Vianópolis, Caldazinha e outras, com suas famílias e viajam em comitivas por semanas inteiras até chegarem a Trindade, onde recebem as bênçãos durante as celebrações.

Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

A Romaria dos Carros de Boi de Trindade foi reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro, em 2016, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A primeira romaria de carreiros rumo a Trindade, segundo dados do Iphan, aconteceu há 178 anos.

A certificação se deve pela relevância da romaria como referência cultural e representatividade da vida rural brasileira. À época, a presidente do instituto, Kátia Bogéa, afirmou que a romaria traz “essa porção da identidade do homem do campo, do trabalho rural e da fé Cristã, aliados a toda essa tradição”.

Festa do Divino
Com o tema “Pai Eterno, Somos Teus Filhos”, a festa do Divino Pai Eterno começou na última sexta-feira, dia 22. Durante os nove dias de festa são esperados três milhões de pessoas, o que equivale a mais de 10 vezes a população da cidade.

Neste ano, serão celebradas 121 missas, 45 novenas, e realizadas 27 orações do terço e 11 procissões, além das vigílias, batizados e outras celebrações religiosas.

Anderson Alcantara

Jornalista e Escritor

Deixe um comentário

× Fale Conosco