Notícias

Anglo American propõe Pacto de Segurança no Trânsito

Com o objetivo de minimizar os impactos causados pelo trânsito intenso na região de Barro Alto, Niquelândia, Souzalândia e Goianésia, a Anglo American propôs a empresas que atuam na região para um “Pacto pela Segurança no Trânsito”. Na última semana, cerca de 40 representantes dessas companhias se reuniram pela terceira vez no escritório da mineradora, em Barro Alto, para discutirem ações conjuntas de segurança no trânsito das comunidades onde atuam. No encontro, novos compromissos e ações de melhoria foram firmados.

Entre as ações já definidas, destaca-se a implementação da Testagem de Álcool e Drogas, que foi iniciada nas empresas signatárias, a distribuição de cartilhas de segurança no trânsito para a população e práticas de motoristas para novatos. Além disso, ações de voluntariado estão sendo planejadas para os próximos meses nas comunidades dessa região.

A coordenadora de Segurança da unidade de Barro Alto da Anglo American, Carolina Belluzzo, explica que nesta última reunião foi possível agregar, além das empresas locais, outros públicos importantes, como cooperativas que representam um número expressivo de motoristas, outras mineradoras, empresas de grande porte da região, pequenas empresas de transporte (incluindo aquelas que atuam nas zonas rurais) e representantes das Secretarias de Trânsito das prefeituras de Barro Alto e Niquelândia.

A reunião também contou com a presença da diretoria da Anglo American, com a participação do diretor da unidade de Níquel, Cristiano Cobo, e o gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, Dalmiro Samaniego.

A permanência de cada empresa convidada para as reuniões é opcional, mas, caso optem por serem signatárias do Pacto, deverão implementar os programas e ações criados em conjunto pelos representantes.

O próximo encontro está previsto para setembro e a principal pauta será voltada para gestão de fadiga nas atividades de transporte. “A ideia é que haja um compartilhamento transparente e aberto das melhores práticas e que as empresas atuem como fiscalizadoras umas das outras de forma que as ações sejam efetivamente realizadas”, ressalta a coordenadora de Segurança.

Ações contínuas

As reuniões do Pacto pela Segurança tiveram início em 2018, quando a Anglo American decidiu criar um projeto de segurança no trânsito que saísse dos limites das operações de Barro Alto e Niquelândia e beneficiasse a comunidade de forma mais ampla.

O primeiro plano de ação foi criando ainda no ano passado, com foco prático na disseminação das práticas de testagem de álcool e drogas dos motoristas que trafegavam na rodovia entre Barro Alto e Niquelândia. A Anglo American apresentou para os participantes sua metodologia de testes e orientou as outras empresas sobre os desafios da implementação, que agora está sendo realizada.

“Muitas empresas gostariam de aderir a esse tipo de programa, mas não sabiam por onde começar. Durante a reunião ajudamos os participantes a entender esse processo. Foi um momento de compartilhar experiências. Falamos sobre as dificuldades enfrentadas e como conseguimos superar”, afirma Carolina Belluzzo. A Anglo American também compartilhou seu manual de procedimentos de testagem de álcool e drogas, de modo que as empresas o usem como modelo para seus respectivos programas.

Anderson Alcantara

Jornalista e Escritor

Deixe um comentário

× Fale Conosco