Notícias

Vereador Geraldo do Pastel propõe a volta da Lavoura Comunitária em Goianésia

O novato vereador Geraldo do Pastel (Podemos) propôs, na tarde de terça-feira (9) – durante sessão da Câmara de Goianésia – por meio de requerimento a volta do Programa Lavoura Comunitária, que sempre foi o maior programa social do município e que foi desativado na última gestão.

“Neste momento de pandemia, estamos vendo muitas famílias passando por muita dificuldade, desempregadas, às vezes sem ter o que comer em casa. É triste para o pai de família abrir a geladeira ou o armário e não ter nem um pacote de arroz para alimentar seus filhos”, disse o autor do requerimento, em entrevista ao Portal Goiás Total.

A matéria foi bastante debatida pelos vereadores em plenário. Edvaldo Ribeiro (PSDB), que foi secretário de Infraestrutura na gestão de Otavinho (2001-2008), falou da importância do programa. “Dava muita satisfação ver as famílias levando seu alimento para casa”, destacou.

O vereador Múcio Santana (MDB) fez um longo discurso, ressaltando a importância de se trabalhar pelo benefício. “No caso da lavoura comunitária, quem trabalha ganha. Quem não trabalha não ganha. É justo”, disse.

A Lavoura Comunitária é realizada pela prefeitura em parceria com o Governo do Estado (que fornece as sementes e apoio técnico) e com as famílias, que emprestam sua mão de obra. Ao final, cada um leva para casa diversos quilos de arroz, suficiente para suprir a necessidade de vários meses.

“Tenho certeza que o prefeito Leonardo Menezes vai reativar o programa, que vai ajudar bastante nossa comunidade mais carente, principalmente neste momento muito difícil de pandemia”, concluiu o vereador.

Anderson Alcantara

Jornalista e Escritor

× Fale Conosco