CONGRESSO
3 de julho de 2017

Na Câmara, Giuseppe Vecci critica demora na conclusão da Ferrovia Norte-Sul

O deputado federal, presidente do diretório estadual e vice-presidente nacional do PSDB, Giuseppe Vecci, fez críticas enfáticas à demora na finalização da Ferrovia Norte-Sul. Durante sessão no plenário da Câmara na quarta-feira (28), o parlamentar não se furtou a reconhecer o que vem sendo amplamente denunciado ao longo do tempo pela imprensa que, após quase 30 anos de trabalhos, a obra está longe de sua conclusão.

“Desde o primeiro momento acreditei que a ferrovia poderia ser um caminho novo para o escoamento da produção agrícola brasileira. É com pesar e tristeza ver que, mesmo depois de 30 anos, a Norte-Sul não está pronta ainda”, contestou Vecci. O deputado federal também esboçou preocupação com o modelo de concessão da ferrovia. “Certamente não vai criar condições para que outras empresas, que não seja a que venha a ganhar a concessão, possa fazer o transporte de cargas”, argumenta.

Em seu pronunciamento, Vecci citou o jornalista Jânio de Freitas, que há mais de 30 anos afirmou que a ferrovia não seria mais do que um “elefante branco”. “Ele disse à época que a Norte-Sul levaria nada a lugar nenhum. Hoje, eu sou obrigado a concordar com ele”, concluiu Vecci. O parlamentar reforçou a importância da ferrovia para escoamento da produção agrícola brasileira, ligando regiões produtoras a polos como o Pará e São Paulo, o que torna urgente a sua conclusão.

Na condição de deputado federal do Brasil pelo Estado de Goiás, Giuseppe Vecci vem se empenhando em propor uma agenda de discussão regional, que permeia tópicos como microcrédito, desenvolvimento local e obras de infraestrutura voltadas para interesses estratégicos do Estado de Goiás, como é o caso da ferrovia supracitada.