Política

Com articulação do vereador Heverton Fonseca, projeto de Equoterapia volta a funcionar em Goianésia

O vereador Heverton Fonseca (Solidariedade) comemorou bastante a aprovação pelo plenário da Câmara Municipal, na terça-feira (15), o projeto de Lei nº 131/2018, que autoriza a prefeitura a conceder repasse de R$ 15 mil mensais durante um ano à Associação Passo a Passo, para custeio do Centro de Equoterapia de Goianésia.

O projeto, que atendia 25 famílias, estava desativado desde dezembro de 2016, por falta de recursos, uma vez que a prefeitura havia suspendido o convênio com a entidade mantenedora do projeto.

Heverton explica que a equoterapia une as técnicas de equitação e atividades equestres com a finalidade de reabilitar e educar as pessoas com deficiência. “Os principais ganhos são os motores e os psicológicos”, explica.

O passo do cavalo estimula o deslocamento do corpo no espaço e, com isso, exercita o equilíbrio, a coordenação, o tônus muscular e a postura. Além disso, possibilita ganhos psicológicos, aumentando a autoestima e a autoconfiança. Isso ocorre porque o animal torna-se um amigo digno de total confiança, que ajuda com suas pernas e patas para a melhora dos pacientes.

Logo no início do seu mandato, o vereador propôs, por meio de requerimento, a volta do programa, solicitando o repasse financeiro por parte da prefeitura. Ainda no ano passado, ele também apresentou emenda aditiva, estipulando um convênio maior do que estava previsto para a Associação Passo a Passo.

“Estou muito feliz com a volta desse projeto, que ajuda as pessoas com deficiência a terem uma vida melhor, auxiliando em sua recuperação. Estive empenhado desde o início do mandato pela volta do funcionamento do Centro de Equoterapia”, disse o vereador, que solicitou ao prefeito Renato de Castro (MDB) a doação de um terreno para o projeto, que atualmente funciona no Parque de Exposição Agropecuária da cidade.

Anderson Alcantara

Jornalista e Escritor

Deixe um comentário

× Fale Conosco