BASTIDORES DA POLÍTICA
27 de julho de 2018

Emerson da Autovip pode ser o principal beneficiado com a desistência de Pedro Gonçalves

O anúncio, por meio das redes sociais, da retirada da pré-candidatura a deputado estadual do advogado Pedro Gonçalves (Solidariedade), nesta semana, deixou em polvorosa o ambiente político de Goianésia.

O outro nome que habita a base do prefeito Renato de Castro (MDB), o vereador Dr. Marcos Vinícius (MDB) decidiu sair a deputado federal.

Renato, por seu turno, deve apoiar o ex-prefeito de Jaraguá, Lineu Olimpio (PTB) para deputado estadual.

Surge uma questão crucial nesse cenário: Órfãos de candidato da base que seja da cidade, os possíveis eleitores de Pedro Gonçalves (que seriam os eleitores de sempre do MDB), caminharão com quem na campanha?

O empresário Emerson da Autovip (PSC) surge como o principal beneficiado com a situação. Os eleitores mais tradicionais do MDB teriam dificuldade para votar no PSDB e, ressentidos com a omissão de Renato de Castro, podem migrar para o jovem empresário, que tem mostrado que é sim, um pré-candidato competitivo.

Outra questão que pesa em favor de Emerson é o fato de estar em uma legenda que exigirá uma quantidade menor de votos para eleger um deputado. A estrutura política que o pré-candidato tem articulado, com apoios em setores importantes da sociedade de Goianésia e lideranças em diversas cidades do Estado, também é um ponto a ser pesado para os “órfãos” do MDB.

E, como se sabe, o eleitor de Goianésia se acostumou a colocar na Assembleia Legislativa dois deputados desde 1994. Como se sabe o PSDB aposta na reeleição de Helio de Sousa. O MDB, que sempre rivalizou, também elegendo um nome, desta vez, mesmo com a prefeitura nas mãos, decidiu esperar. Sabe-se lá o que.

Emerson, que não tem nada a ver com a história, tem tudo para capitalizar o chamado bairrista que o goianesiense sempre fez questão de ostentar.