Política

Paulo Trabalho defende criação de selo a empresas que incentivarem luta contra o câncer infanto-juvenil

O deputado Diego Sorgatto (PSDB) foi designado para relatar o projeto de lei nº 5973/19, que institui um selo às empresas que incentivarem a luta contra o câncer infanto-juvenil, que tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), de autoria do deputado Paulo Trabalho (PSL).

Segundo exposto na matéria, levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) comprovou que, apenas no ano de 2018, foram registrados cerca de 12.500 novos casos de câncer em crianças e jovens de 1 a 19 anos. Essa taxa representa cerca de 8% do total de mortes nesta mesma faixa etária. O parlamentar diz que, além disso, hoje, em torno de 80% das crianças e adolescentes acometidos da doença podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados. A maioria deles tem boa qualidade de vida após o tratamento adequado.

Esse selo, de acordo com a matéria, poderá ser adquirido tanto por empresas públicas quanto privadas que tenham interesse em desenvolver e divulgar campanhas de arrecadação de verba e materiais. Um exemplo de campanha seria o incentivo ao consumidor de doação do troco ou das notas fiscais de suas compras.

Para obter o selo, essas empresas devem manifestar seu interesse por meio de requerimento. Além disso, será necessário comprovar a realização de campanha de arrecadação e que os valores arrecadados foram destinados a entidades ou associações voltadas a combater o câncer infanto-juvenil. A validade do selo será de um ano.

“Ao contrário de muitos cânceres de adultos, os fatores de risco relacionados com o estilo de vida não influenciam o risco de uma criança desenvolver câncer. Muito raramente uma criança pode apresentar alterações genéticas que as tornem propensas a ter um certo tipo de câncer. Em razão disso, é de suma importância que se diagnostique a doença o quanto antes, para que as chances de sucesso no tratamento sejam maiores”, justifica o deputado.

Anderson Alcantara

Jornalista e Escritor

Deixe um comentário

× Fale Conosco