JANELA PARA TROCA PARTIDÁRIA
4 de abril de 2020

Sete dos 15 vereadores de Goianésia mudam de partido nos últimos dias

Amparados pela chamada janela para troca partidária, sete dos 15 vereadores de Goianésia deixaram as legendas pelas quais foram eleitos e assinaram ficha de filiação a novos partidos.

Entre 5 de março e 4 de abril – data que marca seis meses antes da realização das eleições municipais, a serem realizadas em 4 de outubro – os vereadores estavam autorizados a trocar de partido sem correr o risco de perder o mandato.

Mudaram de partido: Edvam da Costa Silva (do PRB para o MDB), Divino do Jonas (do PHS para o MDB), Marcos Pernambuco (do PDT para o MDB), Jefferson Siqueira (do PMN para o MDB), Fábio da Enigma (do Pros para o MDB), Heverton Fonseca (do Solidariedade para o MDB), Valdomiro Baiano (do Podemos para o PSDB).

Continuaram nos partidos pelos quais foram eleitos: Múcio Santana (MDB), Salete Carrilho (MDB), Dr. Marcos Vinícius (MDB), Cláudio Ocozias (DEM), Cabo Jota Carlos (PP), Moisés Lino (PSDB), Mauricinho (PSDB) e Temal Carrilho (PSDB).

Com as novas regras, cada partido terá que montar uma chapa sozinho para disputar e com ela conquistar o quociente eleitoral. Durante os acordos firmados ao longo dos últimos 30 dias, a estratégia de alguns partidos foi evitar colocar nomes que já tem mandato, pois eles afastariam a possibilidade de a legenda atrair novos nomes.

Em meio a essas costuras, muitos vereadores utilizaram até o último dia do prazo para se decidir e anunciar quais seriam seus destinos. A maioria preferiu não arriscar e se alistarem nos grandes partidos, onde a concorrência é maior, mas têm garantia de serem candidatos.