TRANSPARÊNCIA
23 de julho de 2020

Delegado Humberto Teófilo cobra transparência da prefeitura de Goianésia sobre os recursos gastos para combater o coronavírus

O deputado estadual Delegado Humberto Teófilo( PSL), protocolou uma ação popular contra a prefeitura de Goianésia. Humberto Teófilo alega falta de transparência nos gastos dos recursos para combater o novo coronavírus. O parlamentar lembrou que o prefeito Renato de Castro recebeu recursos do governo federal para serem investidos no enfrentamento da covid-19.

“Eu recebi diversas reclamações de municípios no que tange a transparência nos gastos que estão sendo efetivados por parte de alguns prefeitos. Goianésia figurou dentro dessas reclamações. Fizemos uma fiscalização no Portal da Transparência da prefeitura e constatamos diversas irregularidades”, afirmou o deputado.

Humberto Teófilo ressaltou que a ação foi passeada na Lei 13.979/2020, que é a Lei do coronavírus. “O Art. 4º deixa bem claro que a prefeitura deve disponibilizar todos os dados que estão sendo realizados no enfrentamento da pandemia”, disse.

O deputado afirmou que a prefeitura da cidade conta com o Portal da Transferência, mas que as informações dos gastos não estão disponíveis. “Ocorre que ao clicar nos ícones que estão disponíveis, nós somos surpreendidos com nenhuma informação”, alegou. “Fizemos esse trabalho de apuração. Não tem informação. Queremos dados completos para informar a população”, acrescentou.

O delegado também lembrou que “o gestor que não é transparente pode ser alvo de uma ação de improbidade administrativa”.

Além de Goianésia, outros 32 municípios também são alvos da ação. Confira a lista completa das cidades.

1- Inhumas
2- Goiânia
3- Senador Canedo
4- Formosa
5- Planaltina
6- Santo Antônio descoberto
7- Brazabrantes
8- Águas Lindas
9- Goianésia
10- Niquelândia
11- Jussara
12- Caldas novas
13- Itaberaí
14 – Cidade Goiás
15 – Caiapônia
16- Santa Helena
17- Posse
18- Carmo Rio verde
19 – Itapuranga
20- Taquaral
21- Nova Veneza
22- Damolândia
23- Cachoeira dourada
24- Goianira
25- Morrinhos
26- Pontalina
27- Itaguaru
28- Itapirapuã
29- Santa Rosa
30- Cocalzinho
31- Sanclerlândia
32- Araçu
33- Santa Terezinha