Política

Carlos Veículos é presidente da comissão mais importante da Câmara Municipal

Como vice-prefeito de Goianésia, Carlos Veículos (PSD) não teve espaço para mostrar seu trabalho nos últimos quatro anos. Por conta de divergências com o então prefeito Renato de Castro (MDB), ele foi praticamente impedido de oferecer sua contribuição à administração.

Eleito vereador na última eleição, Carlos entrou na Câmara Municipal com muita disposição em trabalhar, recuperar o tempo perdido. Apresentou pré-candidatura a presidente, mas recuou para apoiar Fábio da Enigma (MDB), que acabou se elegendo com ampla maioria.

Carlos Veículos, no entanto, virou presidente da comissão mais importante do Poder Legislativo, a de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). “É a comissão que examina a constitucionalidade e emite parecer sobre o aspecto legal dos projetos de lei apresentados pelos vereadores e sobre os vetos do Executivo”, explica o parlamentar. A comissão também analisa todos os projetos ou vetos que envolvam matéria financeira e as contas apresentadas anualmente pelo Executivo.

Além da CCJR, Carlos é membro de duas importantes comissões da Casa de Leis: Finanças, Orçamento e Economia; e Ética e Decoro Parlamentar. A Comissão de Finanças é o local onde se discute o plano plurianual, a lei de diretrizes orçamentárias, a lei orçamentária, subvenções sociais, créditos adicionais suplementares, matérias de ordem tributária municipal, entre outras do tipo.

Já a comissão de Ética estabelece os princípios éticos e as regras básicas de decoro que devem orientar a conduta dos que estejam no exercício do cargo de vereador. “Regem-se também por este código o procedimento disciplinar e as penalidades aplicáveis no caso de descumprimento das normas relativas ao decoro parlamentar”, explica Carlos.

Anderson Alcantara

Jornalista e Escritor

× Fale Conosco