ATUAÇÃO PARLAMENTAR
21 de abril de 2021

Deputado Antônio Gomide quer conscientizar jovens de 18 a 16 anos sobre a importância da doação de sangue

Os veículos de comunicação estão sempre noticiando falta de sangue nas unidades coletoras, principalmente em datas de feriados prolongados. Numa tentativa de resolver ou amenizar o problema, o Ministério da Saúde reduziu a idade mínima para doação de sangue de 18 para 16 anos com autorização do responsável. Com a medida, espera-se que aumente o número de doadores de sangue no País — de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), apenas 1,7% da população brasileira é doadora de sangue, sendo que o mínimo ideal seria 3%.

Atento à questão, o deputado Antônio Gomide (PT), em uma tentativa de permitir que os hemocentros goianos disponham de um nível mínimo necessário para o atendimento das demandas, apresentou o projeto nº4667/21, com o objetivo de instituir o programa Jovem Doador, para conscientizar os alunos do ensino médio e superior da rede estadual sobre a importância de se tornarem doadores regulares de sangue.

Se aprovada a proposta, a Secretaria da Educação e a Hemogo (Hemorrede de Goiás) ficarão responsáveis pelo planejamento e execução das ações que serão desenvolvidas para a conscientização desses alunos.

A proposta foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).