ATUAÇÃO PARLAMENTAR
14 de maio de 2021

Deputado Cairo Salim propõe ampliar publicidade e transparência acerca das pessoas imunizadas contra covid-19

Publicidade e transparência acerca das pessoas imunizadas e do processo de imunização contra a covid-19 no estado de Goiás, bem como sobre a emissão de Passaporte Estadual de Imunização (PEI). É o que dispõe  projeto de lei de autoria do deputado Cairo Salim (Pros), em tramitação na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

O parlamentar diz que o PEI é semelhante ao Passaporte Digital de Imunização (PDI), que visa a ser instituído no projeto de lei nº 959/2021, atualmente em trâmite na Câmara dos Deputados, a fim de possibilitar maior controle por parte das autoridades e da sociedade em geral sobre as pessoas já imunizadas com todas as doses necessárias a sua plena imunização contra a covid-19.

Diz o deputado: “Com efeito, apesar de hoje já haver a disponibilização quanto ao número de vacinas aplicadas no estado de Goiás, inclusive separado por número de doses e com indicação de percentual em relação ao total da população goiana, não há divulgação nominal das pessoas que receberam a vacina, o que dificulta a transparência e o controle sobre o assunto”.

Salim conclui, enfatizando que o seu projeto de lei prevê multa para abusos que vêm sendo denunciados na imprensa, como profissionais de saúde que aplicam em outrem dose de imunizante de forma simulada, incompleta ou insuficiente; pessoas que impedir ou tentar impedir, por qualquer meio, o registro e a divulgação da prática do ato de imunização praticado por profissional de saúde; ou que ofender a pessoa que está recebendo a dose do imunizante ou o(s) respectivo(s) acompanhante(s).

Aprovada preliminarmente, em Plenário, no dia 8 de maio, a propositura foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Alego, onde foi distribuída para relatoria da deputada Delegada Adriana Accorsi no dia 15 de abril.