Política

Quem é o maior nome da política de Goiás: Iris Rezende ou Marconi Perillo?

Não surgiu na política goiana nos últimos 50 anos nenhum nome que fosse maior que os de Iris Rezende e Marconi Perillo. Os dois inclusive protagonizam a maior rivalidade que Goiás já viu, se enfrentando nas urnas por três oportunidades. Marconi venceu as três.

Iris jura de pés juntos que está aposentado da vida pública. Aos 87 anos, deixou a prefeitura de Goiânia no dia 31 de dezembro do ano passado para entrar para a história. Foi prefeito da capital por 4 oportunidades. Além disso tem no currículo mandatos de: vereador, deputado estadual, senador e governador – cargo que ocupou por duas vezes. Foi ainda ministro da Justiça e da Agricultura.

Marconi aos 58 anos de idade está afastado dos palcos políticos desde a derrota para o Senado em 2018. Foi a primeira vez que perdeu uma eleição. Foi governador por quatro vezes, senador, deputado federal e deputado estadual.

Em 1998, após 16 anos do PMDB no poder, Iris perde a eleição para o jovem Marconi Perillo, que na época tinha apenas 35 anos. De lá para cá, Marconi e Iris duelaram outras duas vezes, sempre com vitória para o tucano.

Após as derrotas para o governo, Iris focou em disputas em Goiânia, sendo eleito e fazendo boas gestões. Saiu da política em paz e com prestígio. Perdeu três eleições para governo e uma para o senado.

Marconi ficou em quinto lugar na disputa para o Senado em 2018, um resultado vexatório. Ainda curando as feridas, ensaia alguns passos rumo ao palco principal da política em 2022. Não sabe ainda se a deputado federal ou a governador. Pela idade ainda tem pelo menos uns 20 anos de carreira na política.

Só como ilustração, somando os mandatos dos dois no governo de Goiás dá 24 anos, ou seja um quarto de século. Somando o domínio, foram 16 anos de Irismo e 20 de Marconismo. 36 anos de protagonismo estadual dos dois.

Independente de qualquer paixão política, ninguém brilhou mais na política goiana que Iris e Marconi. Ninguém teve tantos seguidores e gerou tantas manchetes como protagonistas. Para você, qual das duas histórias é maior?

Anderson Alcantara

Jornalista e Escritor

× Fale Conosco