INICIATIVA DO PRESIDENTE FÁBIO DA ENIGMA
23 de novembro de 2021

Câmara de Goianésia homenageia Lideranças Quilombolas

A luta do movimento negro e quilombola ganhou destaque na tarde da última quinta-feira (18), na Câmara de Vereadores que, através de seu presidente Fábio da Enigma, realizou a entrega de homenagem para cinco Líderes Quilombolas do Norte Goiano: Adelina Borges (Quilombo Tomás Cardoso), Domingas Gouveia (Quilombo João Borges Vieira), Lucilene dos Santos (Quilombo Kalunga), Marcina Rodrigues (Quilombo Tomás Cardoso) e Júlio Cardoso (fundador do Quilombo Tomás Cardoso),reconhecendo os trabalhos desenvolvidos por essas pessoas nas comunidades quilombolas.

A homenagem foi proposta pelo Presidente da Casa, Vereador Fábio da Enigma, em parceria com a Faculdade Evangélica de Goianésia (Faceg) e o Coletivo Carolina Maria de Jesus, sob o comando da Dra. Agnes Raquel Camisão e do professor Rafael Alves, por ocasião da “Semana da Negritude” e do Dia Nacional da Consciência Negra celebrado no último sábado, 20 de novembro.

Para Fábio da Enigma, “Deus não diferencia ninguém pela cor, só haverá democracia quando não houver racismo. Esta Casa está e continuará de portas abertas, valorizando os serviços prestados por todos estes que representam tão bem os trabalhos desenvolvidos nos quilombos”.

Também participaram da entrega a Vice-presidente Legislativa, Salete Carrilho, os vereadores Geraldo do Pastel, Prof°. Hiago Matos, Edvaldo Ribeiro e Ariosvaldo Gomes.

A Saber

Os quilombolas são grupos étnicos-raciais, que, em Goiás, segundo a Fundação Palmares, estão em 58 comunidades remanescentes de quilombos, reconhecidas com certidão.

Dentre estes estão os Kalungas, o maior quilombo em extensão territorial do Brasil, com cerca de 4 mil pessoas abrigadas em 253 hectares, ao norte da Chapada dos Veadeiros.