Política

A menos de dez dias da eleição, Marconi recebe onda de apoios de prefeitos, vereadores e lideranças

A perspectiva real de conquistar a única vaga em disputa para Goiás no Senado este ano, por conta de um favoritismo incontestável nas pesquisas de intenção de voto, fez com que o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) recebesse uma intensa onda de apoios políticos que solidificam seu projeto, a dez dias da eleição.

Prefeitos, vereadores, candidatos a deputados e outras lideranças têm aderido, diariamente, e em massa, à candidatura do tucano, em manifestações espontâneas por todo o estado, em atos de campanha de rua, como carreatas e caminhadas, em reuniões ou mesmo em solenidades. O fato reforça a liderança política conquistada por Marconi nos quatro mandatos de governador e no primeiro mandato no Senado.

Um aspecto importante é a característica multipartidária dos apoios que Marconi tem recebido. O tucano recebe aliados de todos os partidos e passa a ser o escolhido por lideranças fortes de siglas que têm os seus próprios candidatos ao Senado. O ex-governador parece ter superado a barreira do cerceamento político, comum em situações em que não há um líder com a estatura dele.

Afinal, Marconi agrega, com sua força, alianças nos quatro cantos do estado, por ser o mais conhecido, o mais experiente e, sim, o mais preparado para o cargo. Ao redor dele, todos querem estar; longe dele, há o vazio de uma paradoxal falta de opções, em um pleito onde só o governo estadual lançou três candidatos, porém, com nenhum carisma, diferencial ou referência.

A onda de adesões é mais interessante ainda porque converge para um político que está há mais de quatro anos sem mandato. E que se recuperou de uma crise de imagem que, para muitos, seria impossível de debelar. Marconi floresce onde um deserto de falta de liderança deixa evidente para o eleitor que não há espaço para aventuras.

Tantos e diversos apoios deixam uma realidade bem clara: se a perspectiva de poder é evidente e cada vez mais certa, tanto para as lideranças políticas, quanto para o eleitor, fica claro que nada mais justo que a cadeira do Congresso seja conquistada por quem já provou, por muitas vezes, ser realmente capaz do honroso, mas dificílimo, trabalho de representar Goiás na alta casa legislativa.

Anderson Alcantara

Jornalista e Escritor

× Fale Conosco