ATUAÇÃO PARLAMENTAR
4 de dezembro de 2023

José Machado quer instituir o “Novembrinho Azul Goiano” com ações preventivas de saúde

O deputado José Machado (PSDB) é autor do projeto de lei nº 7604/23 que visa instituir no Calendário Cívico e Cultural do Estado de Goiás o “Novembrinho Azul Goiano” evento anual a ser realizado durante o mês de novembro, voltado à conscientização e prevenção de condições de saúde que representam fatores de risco para meninos de até 15 anos.

A proposição se fundamenta na necessidade de uma abordagem mais específica e preventiva no âmbito da saúde infantojuvenil, com o intuito de assegurar a integralidade e qualidade do cuidado desde a infância.

Além disso, a campanha propõe a disseminação de informações sobre sinais precoces de problemas de saúde, tais como dor testicular, aumento de volume escrotal e a necessidade de vacinação contra o papilomavírus humano (HPV), além de enfatizar a compreensão acerca da relevância do diagnóstico precoce de condições específicas associadas a riscos futuro.

A propositura proposta também considera de suma importância a capacitação dos gestores locais do Sistema Único de Saúde (SUS) e a formação continuada dos profissionais de saúde que atuam na esfera da pediatria. Com o intuito de buscar garantir que os serviços e procedimentos pertinentes à prevenção estejam acessíveis e que os profissionais estejam devidamente instrumentalizados para abordar as particularidades dessa faixa etária.

O parlamentar justifica que a presente proposição se alinha a experiências internacionais exitosas no campo da prevenção, incorporando boas práticas adaptadas à realidade goiana. O projeto visa um compromisso efetivo desta Casa com a promoção da saúde infantojuvenil, refletindo a responsabilidade legislativa em assegurar o bem-estar das futuras gerações no Estado de Goiás.

O projeto se encontra na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e aguarda relatoria.